Potencializadores e amenizadores dos efeitos da Ayahuasca

Durante a consagração do chá, determinados elementos ou fatores ambientais podem contribuir para a potencialização ou amenização dos efeitos da Ayahuasca.

Potencializadores da experiência

O primeiro potencializador da experiência da Ayahuasca é o ambiente, que faz parte de seu chamado set ou setting. Nele, estão inclusos o aspecto e ou a decoração do lugar da consagração, seus aromas, o conteúdo da música e a energia ou vibe dos administradores e de outros participantes da reunião.

No quinto apêndice de O Caminho Quádruplo, “A viagem do tambor”, Angeles Arrien relata que o som desse instrumento, por si só, foi usado para provocar estados alterados de consciência. Ela também descreve outras formas de alcançá-los.

Para muitos ameríndios e curandeiros amazônicos, a administração do tabaco – na forma como é feita em suas culturas – concede mais poder e força, importantes para se lidar com espíritos, quando combinado com o chá, além de aumentar a borracheira e as visões. O tabaco pode ser utilizado, por exemplo, para formação de fumaça ambiente em sua queima ou administrado através da inalação do rapé.

Atente que o uso do rapé pode envolver restrições diferentes daquelas para a consagração da Ayahuasca. Por exemplo, por sua interação com o sistema respiratório, pessoas que fazem uso de broncodilatadores devem informar previamente o dirigente responsável.

A sananga é outra medicina ancestral utilizada ritualmente. Ela consiste em um colírio indígena que é administrado, geralmente, pingando-se uma gota em cada olho, e provoca forte ardência nos olhos, sobretudo no primeiro minuto após o uso, que vai amenizando gradualmente nos minutos seguintes. A sananga é conhecida por acurar a visão e energizar todo o corpo.

Amenizadores dos efeitos da Ayahuasca

Embora o ideal seja o participante passar por todas as visões que podem ocorrer na fase mais aguda da experiência, Jacques Mabit (O uso ritual da Ayahuasca, p. 155) observou entre os curandeiros amazônicos peruanos a aplicação eventual em seus pacientes da inalação do aroma do limão cortado e da cânfora para diminuir suas visões, mas o procedimento normal é não usar esse tipo de interferência. Muitos outros perfumes inalados tendem a aumentar a borracheira.

Se a experiência evoluir para algo parecido a um surto, não tome água na intenção de suavizá-lo, pois isso potencialmente pode ajudar a levar para a corrente sanguínea mais Ayahuasca que esteja ainda no trato digestivo. Nesse caso, vá para debaixo de um chuveiro ou de água corrente. Fique sentada ou sentado ou deitado lateralmente lá – permita-se vomitar o quanto o corpo pedir – que a água irá levar e suavizar sua agitação.

Voltar à página principal Ayahuasca – Medicina da floresta.

Outros tópicos em Durante a consagração

Conheça também

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá)

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá) – online

Seja um INICIADO nos secretos e seletos conhecimentos Xamânicos dos Curadores Ancestrais e aprenda terapias Xamânicas desenvolvendo processos de equilíbrio físico, emocional e espiritual de forma totalmente natural através dos ensinamentos da ciência das leis da natureza.

Curso com Certificado reconhecido.

O Curso Terapia Xamânica online conta com 102 aulas divididas em 22 módulos, sendo 90 vídeoaulas com mais de 100h totais, além de tabelas e apostilas para baixar. Ver (+)

chela » Ayahuasca – Medicina da floresta » Durante a consagração » Potencializadores e amenizadores dos efeitos da Ayahuasca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *