Xamanismo – O caminho do xamã

Xamanismo é a prática espiritual dos povos nativos e antigos espalhados por todos os continentes.

O Caminho do xamã caracteriza-se pela qualidade de transitar em diferentes mundos ou níveis energéticos.

O xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas (animista, primitiva), e filosóficas (metafísica), envolvendo cura, transe, transmutação e contato entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos.

Wikipédia » Xamanismo

Wakan Tanka

Entre o povo Dacota, Wakan Tanka (Ortografia dacota padrão: Wakȟáŋ Tȟáŋka) é termo designado ao sagrado ou ao divino. Normalmente é traduzido como “O Grande Espírito”. No entanto, de acordo com Russell Means, seu significado é mais próximo de “O Grande Mistério”, uma vez que o povo Dacota não é monoteísta. Antes de serem convertidos ao cristianismo, os Sioux usavam Wakan Tanka para se referir a uma hipóstase [substância, existência, natureza] cujos caminhos eram misteriosos; portanto, “O Grande Mistério”.

Wikipédia » Wakan Tanka

O caminho do xamã

 Xamanismo – O caminho do xamã

No livro O Caminho Quádruplo Angeles Arrien fala dos quatro caminhos xamânicos: do Guerreiro, do Curador, do Visionário e do Mestre. (um pouco mais neste link) Como Shirlene Moura explica, o Xamã geralmente é um curador, um visionário, um mestre, e mesmo um guerreiro – já que, mesmo se for pacífico, pode travar batalhas em outros mundos -, mas não necessariamente um curador é um xamã, existe essa outra função em diversas tribos do curador, que é tão somente o curador. O mesmo se aplica aos guerreiros, visionários e aos outros mestres.

As diversas culturas aborígines possuem bases parecidas entre si, mas a figura central desse xamã pode ser inexistente ou descaraterizada desse padrão em muitas tribos. Então os conceitos mais estudados e praticados de Xamanismo ou Neoxamanismo não abarcam todo o contexto cultural e sagrado dos ameríndios, por exemplo, exatamente por não serem estes um povo apenas, mas diversos – e eram muito mais, antes da invasão.

Mantras / Sons

Shirlene Moura (Aula 10, O caminho do Visionário) explica que os mantras xamânicos ativam determinados centros de energia pelo corpo:

  • Mantra i (“iiiiii…”) – para ativar o chakra frontal. Expande a mente, abre as ideias;
  • Mantra o (“ooooo…”) – sentido no plexo solar (manipura chakra), onde a energia se acumula;
  • Mantra a (tem sou de ã: “ããããã…”): sentido no chakra básico. Concretização.

Os mantras iniciam sua vibração na base ou períneo (ou pouco acima) e sobem pelo canal central da coluna, reverberando pelos seis chakras principais ao longo desta. Dependendo de sua intenção e desenvolvimento energético, também é comum sentir as vibrações sobretudo nos canais ligados à transformação da vibração e do ar em som, o vishuddha e o anahata, este último no centro do peito, onde as Upanishads localizam a morada da Alma.

Playlists de músicas xamânicas no Youtube

Em desenvolvimento:

Páginas e canais

Cursos de Xamanismo

Leitura Recomendada

O uso ritual da Ayahuasca (Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo)

O uso Ritual da Ayahuasca

(736 págs.) Coletânea de 25 artigos escritos sobre o uso do chá, sendo a primeira parte destes dedicada a seu uso nativo e xamânico, entrando no universo religioso de diversas culturas indígenas. Organizada por Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo.

Veja mais:

Conheça também

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Completa em 23 Terapias Holísticas pelo preço de uma.

Descubra a profissão onde você ajuda pessoas, cumpre seu propósito de vida e é bem remunerado por isso.

Esta é a formação mais completa, mais acessível e com o melhor suporte do Brasil, para que você possa se tornar um terapeuta holístico o mais rápido possível.

Formação com acesso vitalício e certificado de 1.430 horas reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

2 comentários sobre “Xamanismo – O caminho do xamã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *