Atman (Ātman) [Atma] – Alma

Atman é o ser, o eu real, o self ou si mesmo real, a essência, a alma (não no sentido de mente nem de corpo astral).

O que sentimos existencialmente como o eu e a Psicologia define como eu, self ou si-mesmo é o próprio atman coberto do sentido de eu.

Significando “si mesmo” ou “alma”, a palavra atman pode ser usada, tal como suas correspondências em português, tanto para designar a alma individual (jiva) como a alma no sentido cósmico, conforme interpretado pelo Vedanta Darshan, sendo identificada e una com brahman.

Sendo divino (algo como uma “centelha divina”) ou o próprio “Deus” (como Existência ou Todo, não o Deus personificado que aprendemos nas religiões), o certo é que atman é o “senhor“, o amo da vida, a realidade que reside no interior de todos os seres, a consciência ou no sânscrito chit – consciência ou a Consciência Una – atman transcende ao ego.

Por esse motivo, ahimsa, a não-violência, é um dos pilares de conduta hindu. Há de se pensar em todos os seres como seu próprio Ser.

Atman é também sat (existência) e ananda (beatitude).

Espiral toda em pinceladas brancas em fundo azul bem escuro, quase preto. Dentro da espiral a progressão das cores do espectro, partindo da mais externa: rosa, azul marinho, azul claro, verde, amarelo, laranja, vermelho, no centro volta a ficar o tom azul bem escuro do fundo e bem no centro uma estrela como o sol, em branco com raios azulados, que simboliza a consciência
© arte própria chela. Fundo © pikist.com

O ser humano já possui dentro de si esse Eu Interior Divino, Atman, ou melhor dizendo, Isso é o que ele é, sua própria natureza. No entanto, essa alma quando encarnada e identificada com o ego recebe o nome de jiva ou jivatman (alma individual). Para diferenciar, o eu superior (que é o próprio supremo Atman) recebe também o nome de Paramatman (parama= mais elevado, supremo).

Vimos que, de acordo com o Advaita Vedanta, monista, Atman é também a Alma Suprema ou Brahman, que é uno com esta alma individual. Para outras filosofias ou religiões, dualistas ou dvaitas, Atman seria diferente de Brahman ou, em outras palavras, a alma – embora possa apurar-se imensamente – permanece diferente do Absoluto ou de Deus.

Somente o Ser, o Self, é a realidade. O mundo e tudo mais não o são. O ser realizado não vê o mundo como diferente de si mesmo.

Ramana Maharshi, em Questionário para a iluminação (Diálogos)

Atman é todo-permeante no ser-humano ou no Universo. Para as Upanishads, sua morada principal no nosso corpo é no coração, na região do chakra anahata, no centro do peito. A mesma visão pode ser encontrada em textos do Tao e da Medicina Tradicional Chinesa, que afirmam que o coração abriga o espírito, chamado de shen.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar muito de Ramana Maharshi, mas ele foi um daqueles seres plenamente realizados (do nível de Jesus e Buda mesmo) que andaram por este mundo. Ele deixou uma técnica que nos auxilia a investigar e inquirir quem realmente somos: Atma-Vichara.

Quando descascamos uma cebola, encontramos diversas cascas e não chegamos nunca ao miolo. Da mesma forma, quando analisamos o eu este desaparece completamente. O que sobra por último é o atman, a consciência absoluta (chit). Deus só aparece quando o eu morre.

RamakrishnaRevista Planeta Especial Ramakrishna de fev/1975

O primeiro desdobramento de que a Alma é ou está no mais interno do Ser é que percebemos que Ela também está no outro, nas outras pessoas, animais, plantas

Atman (ou seja, Jiva) é essencialmente Consciência (Chit), Existência (Sat) e Bem-Aventurança (Ananda). Atman é o único e sem segundo. Ainda assim, ele torna-se vítima de avidya, que repousa no Atman e é dependente dele. A existência de avidya é oriunda da experiência universal expressa por afirmações tais como: “Eu sou ignorante”. “Eu não conheço a mim mesmo”, etc. Caindo sob o encantamento de avidya, Atman fica perdido, como se fosse desligado da infinita majestade e conhecimento que Lhes são inatos.

Shankaracharya, traduzido por Carlos Alberto Tinôco em As Upanishads

“(…) Brahman é sem dualidades e transcende este mundo de muitas formas, sendo transcendente e imanente no universo, estando individualizado também no coração do homem, onde recebe a denominação de Atman. A realização suprema do ser é a identificação do Atman com Brahman.”

Carlos Alberto Tinôco em As Upanishads

Pesquise aqui referências a Atman no site.

Conheça também

Mude sua vida com atenção plena | Mindfulness

Mude sua vida com atenção plena | Mindfulness

(por Instituto Saber Consciente e Tibério Z.)

No Curso Mindfulness: Mude sua vida com atenção plena você aprenderá o que é a atenção plena, como colocá-la em prática em sua vida diária e quais benefícios ela lhe trará. 100% Online. Conheça (+)

Curso com Certificado ABRATH.

Este curso pode ser comprado individualmente (R$ 180 em set/21) ou no pacote de 12 cursos Expansão da Consciência Espiritual e Material (R$ 385).

chela » Conceitos » Atman (Ātman) [Atma] – Alma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *