Não-dualismo (Não-dualidade)

A não-dualidade é a percepção existencial de que não há dois, tudo é “um”.

Daí vem o Não-dualismo (podemos chamá-lo também Monismo), conceito religioso e filosófico segundo o qual criador e toda criação – incluindo as criaturas – são um. De que nosso eu real ou alma (atman) nada mais é o que o Todo (o inominável, inefável, chamado nas Religiões Hindus de Brahman), o Fundamento-universal de todas as coisas. Em outras palavras, atman como alma individual não existe, senão como um aspecto do todo – ou podemos expressar que atman é este Todo, o que é o mesmo que dizer que somente Brahman existe.

Esse conceito é encontrado não só no Advaita Vedanta, mas em outros lugares, como em João:

“Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”

Jesus de João 16:28

Nós saímos, fomos emanados por Ele/a, habitamos Nele/a e nosso destino é voltar para Ele/a.

A grande tarefa de nossas vidas é tomar novamente a consciência de que nós somos Ele/a. Para isso, temos de nos perceber além de Prakriti, a criação, o universo material, no qual a própria mente está inclusa, com seus aspectos mental, emocional e até espiritual (enquanto o espírito ainda é individual).

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”

Jesus de João 17:21-23

Enquanto o ser vaguear pelo mundo e, sob o feitiço de maya, julgar-se diferente de Brahman e de outros seres, será impelido pelo seu próprio karma na roda de nascimento e morte. Aquele que nega a própria individualidade nega também o karma individual e o esgota, podendo reconhecer-se como sendo Um com Brahman.

Toda ação é ignorância e seu oposto é o Conhecimento. Uma criatura é aprisionada pela ação e liberta pelo conhecimento.

Todas as diferenciações entre homens, animais, insetos, coisas, habitantes de mundos superiores, etc., são criadas pelo falso conhecimento induzido por maya, pelo sentido de eu (ego), pela separatividade, e são mera ignorância. Assim, um passo importante é livrar-se da ideia de “eu e meu” e de outras ideias ilusórias.

O universo inteiro de separatividades ilusórias é projetado pelo efeito de maya e percebido pela mente como sendo a realidade. Quando a mente é refreada, controlada, essa separatividade, dualidade, não é percebida. Tornamo-nos um com a existência. E percebemos que a realidade última, fundamental, é unidade.

Pesquise aqui referências a Não-dualismo no site.

Conheça também

Aula Técnica De Meditação Koan

Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan

(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)

Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.

Descubra o que é, pra que serve e como fazer.

100% e gratuita. Saiba mais aqui.

chela » Não-dualismo (Não-dualidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *