Preparando-se para consagrar Ayahuasca

O autopreparo para o uso da Ayahuasca envolve aspectos comportamentais e abstinências físicas e alimentares.

Abordamos também os potenciais impeditivos para o uso da Ayahuasca.

Autopreparo para o uso do chá

Como no yoga, a conduta é a base. Querer se aprofundar nas experiências de autoconhecimento sem essa base pode ser tornar, ao menos para o lado espiritual, perigoso. De fato, não somos poderosos na realidade última – ainda que alguns o sejam neste mundo efêmero – exatamente por causa da nossa ignorância. E através do exemplo neste mundo daqueles que desenvolveram o intelecto muito mais do que o coração e ou daqueles que obtiveram poder sem amor, podemos projetar um período de ruína espiritual semelhante ao deles se quisermos fazer uso de um chá poderoso e não quisermos erradicar de nosso coração a violência, a desonestidade, a mentira etc.

Ou seja, o indivíduo que permanece em erros espirituais graves mesmo após conhecer seu erro profundamente, com o uso do chá, mesmo que se torne de alguma forma poderoso, sempre contará com adversários, dentro e fora de si, igualmente poderosos para combatê-los, além de possivelmente autofurtar-se da proteção que seria gerada por sua frequência vibratória – frequência essa que volta contra ele mesmo ao atrair entidades do mesmo nível. Nesse caso hipotético, se a pessoa tiver sorte, sua doença espiritual escoará para o corpo (ver seção Curas) a ponto de subtrair-lhe as forças e levá-lo a uma atitude de reparação antes do próximo encontro consigo mesmo e com as forças internas e externas que estava contrariando.

Se você nunca tomou o chá e não consegue apartar de seu viver a violência e ou a mentira, o roubo etc., você precisa ter ao menos a intenção de mudar, a intenção de se tornar uma pessoa melhor e assim se submeter e se entregar a essa experiência terapêutica.

Se você já tomou o chá, provavelmente já estará sintonizado(a) ou no mínimo sintonizando-se com o que os iogues definiram como o segundo passo para a iluminação, a virtude. O caminho nativo americano é de fato muito parecido com o caminho nativo indiano, para se comparar a uma só tradição oriental, pois a realidade é universal, e não propriedade de algum grupo privilegiado.

Sobretudo na véspera e no dia da sessão busque ambientes tranquilos e agradáveis; evite envolver-se em discussões e excessos de qualquer natureza. Procure estar mais consigo mesmo(a) e refletir ou meditar sobre sua vida e objetivos para a experiência com o chá.

Abstinências antes do uso do chá

São amplamente adotadas entre os antigos e atuais ameríndios e adeptos das religiões ayahuasqueiras brasileiras, certas abstinências de comportamento e alimentícias antes do uso da Ayahuasca.

Essas restrições não são simplesmente para estabelecer uma disciplina moral ou religiosa, mas foram moldadas a partir da experiência milenar indígena no uso do chá, empiricamente ajustando, por tentativa e erro, as melhores práticas para tornar a experiência com o chá segura e potencializada.

  • De álcool: por 3 dias antes e no dia seguinte ao uso;
  • De sexo: o primeiro ponto aqui é manter a sua energia em níveis satisfatórios. Então a recomendação é muito particular. Neste quesito, para os homens costuma ser indicado ao menos um dia e meio sem ejacular, desde que se observe em sua experiência diária que esse intervalo seja suficiente para restabelecer níveis energéticos normais ou próximos disso. Com 3 dias a energia certamente estará plena. As mulheres devem se guiar pela mesma auto-observação energética.
    • Agora, em termos psíquicos, o aspecto sexual também entra no autopreparo dos dias que antecedem a consagração. Recomenda-se, então, evitar imagens, projeções, práticas e fantasias sexuais violentas ou agressivas.
  • De drogas: por 14 dias antes {e 14 dias após o uso} – comunique também toda e qualquer droga e medicamento que esteja usando para o dirigente do grupo que irá participar – ver também seção Impeditivos para o uso da Ayahuasca;
    • Não consuma cafeína sobretudo no dia da ingestão do chá (e idealmente na véspera também), mesmo em formas mais brandas que o café como o chá verde, chá branco, etc. Caso tome cafeína na véspera, faça-o em pequena quantidade e ao menos com 20 horas de espaçamento à hora da ingestão do chá.
    • Abstenha-se também do guaraná, ao menos desde a véspera, ou 3 dias antes caso faça uso de doses maiores (em comprimidos por exemplo).
    • Interrompa 3 dias antes o uso de qualquer substância considerada afrodisíaca, estimulantes sexuais tais como a maca peruana, catuaba e marapuama, por seus efeitos sobre o sistema nervoso e cardiovascular.
      • Não foram encontradas informações a respeito da interação com o medicamento Viagra e afins, pelo que recomenda-se a consulta com o médico e ou dirigente do espaço em que você irá consagrar – é razoável esperar que o distanciamento seguro seja de no mínimo 3 dias.
  • Restrições alimentareso jejum antes do uso pode intensificar seu efeito alucinógeno, reduzir as náuseas e conduzir a uma experiência e aprendizado mais profundos. Diversos grupos indígenas e pacientes de curandeiros amazônicos almoçam (provavelmente pelo meio dia) e não comem nada até a cerimônia às 20h ou 21h. Um jejum parecido parece de bom tom mas, se por qualquer motivo a pessoa não puder, recomenda-se que não se faça refeições pesadas e respeite ao menos 3 horas de jejum antes da ingestão do chá.
    • Abster-se de alimentar-se de carne por 3 dias antes da cerimônia (prática também ameríndia);
    • Não ingerir noz moscada por 2 semanas antes e após a ingestão do chá; (fonte: Precauções no site ecycle traduzindo Precautions no site healthline)
    • Pesquisadores autoexperimentadores que não respeitaram quaisquer jejuns ou regras alimentares relatam experiências e aprendizados mais superficiais. (Jacques Mabit, O uso ritual da Ayahuasca, p. 175)

“Alimentos que contêm o aminoácido “tiramina” [Consultar: Alimentos ricos em Tiramina (tuasaude.com)] não combinam bem com a ayahuasca. Sob circunstâncias normais, isso não é um problema, mas quando temos um inibidor da MAO ativo em nosso sistema, a tiramina pode ser absorvida no corpo. Isso causa liberação de adrenalina, o que pode causar dores de cabeça, sudorese, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Sabe-se que esses efeitos são leves e nunca causaram danos graves, mas é aconselhável limitar esses alimentos, especialmente quando você sofre de pressão alta ou problemas cardíacos.”

acsauhaya.org – Diet before Ayahuasca / Aqui versão traduzida automaticamente
  • Água: beba bastante água nos dias que antecedem a ingestão, porém interrompa seu uso cerca de 1h ou 1h30min antes do chá.
    • (Durante a cerimônia, não se recomendamos o consumo de água.)
  • (em algumas culturas) evitar ter contato externo com sangue, especialmente no dia da cerimônia.
  • Com acompanhamento médico, é necessária a interrupção da ingestão de certos medicamentos, sobretudo antidepressivos, cujos princípios ativos interferem nos mesmos processos que o chá e, além de incompatíveis, são perigosos quando usados conjuntamente.

Impeditivos para o uso da Ayahuasca

O autopreparo é recomendado para todas as pessoas. Mas algumas requerem uma atenção especial.

Pessoas que já tiveram episódios de surto psicótico – ou que algum dos pais tiveram – merecem atenção especial por parte dos dirigentes dos grupos. Em alguns grupos e dependendo do caso, sua participação é vetada.

Esse acompanhamento e contato prévio com os dirigentes deve ser feito também por pessoas com histórico de esquizofrenia e internação psiquiátrica, ou mesmo crises de pânico recentes. Embarcar em uma experiência como a do chá sem um preparo psicológico adequado pode fazer a pessoa vivenciar situações perturbadoras.

Pessoas que fazem uso de medicamentos antidepressivos, sejam alopáticos, como os à base de fluoxetina, sertralina, citalopram, etc. ou mesmo os naturais ou fitoterápicos como o 5-htp e o hipérico (erva-de-são-joão), ou que façam uso de anorexígenos (para emagrecimento) devem relatar com antecedência ao dirigente do grupo, para possivelmente interromper seu uso, com acompanhamento, 14 dias antes de ingerir o chá, e não retomá-lo antes de outros 14 dias após. No caso do 5-htp, provavelmente 3 dias sejam suficientes, mas observe-se com relação a qualquer agitação ou ansiedade antes de retomá-lo.

Informe também ao dirigente sobre a existência de quaisquer doenças cardiovasculares ou cardiorespiratórias, como hipertensão, bem como de epilepsia ou cirurgia recente, para devida orientação.

❗️ Atenção: Não ingira o chá sem o acompanhamento responsável de um dirigente experiente. Comunique a ele os medicamentos que utiliza.

Por fim, mas não menos importante, um impeditivo para tomar Ayahuasca é ou deveria ser se sua intenção for o uso meramente recreativo, ou seja, sem um propósito medicinal, espiritual e ou de autoconhecimento. Corre-se o risco, nesse caso, de ocorrer o mesmo que se deu na importação sem consciência das folhas de coca para os meios não indígenas: o que é uma planta medicinal transforma-se em (mais) um veneno ou entorpecente.

Pode tomar Ayahuasca menstruada?

A discriminação da mulher menstruada é conhecida em diversas culturas antigas, como se lê por exemplo no livro do Levítico (15.19 e subsequentes).

Há um relato proveniente de um povo nativo brasileiro sobre o isolamento da mulher menstruada aonde esse aspecto proibitivo – não pode, trabalhar, cozinhar, relacionar-se – parece ser também protetivo: a mulher menstruada não precisa fazer nada, podendo lidar com seu período em introspecção.

Em diversos povos ameríndios e também para pacientes de curandeiros amazônicos, a mulher menstruada não podia tomar o chá, pois o cheiro do sangue menstrual atrairia espíritos ignorantes e mexeria com a cabeça dos homens, em especial durante o ritual. O período ideal para consumo do chá por mulheres seria a partir de 10 dias após a sua menstruação. (Pedro Luz, O uso ritual da Ayahuasca, p. 51)

Entretanto, para além de tradições e costumes antigos, no grupo do Facebook Ayahuasca sem gratiluz, livre mas com orientação, encontramos uma interessante postagem questionando exatamente se a mulher menstruada pode consagrar a Ayahuasca. Nenhuma das mulheres que responderam alegaram qualquer problema “espiritual” quando o fizeram; pelo contrário, relataram que a conexão com a mãe natureza ou a experiência foi incrementada. Algumas observaram, no entanto, que o fluxo pode aumentar, pelo que indicam o uso de coletor menstrual e ou de calcinha absorvente, sobretudo porque poderia ser difícil lidar com uma intercorrência de higiene, por exemplo, no auge da força com a Ayahuasca (que costuma ser nos primeiros 60 ou 90 minutos de efeito da medicina).

Voltar à página principal Ayahuasca – Medicina da floresta.

Conheça também

Curso Shaman Self Healing (Otávio Leal [Dhyan Prem]) – online

Curso Shaman Self Healing (Otávio Leal [Dhyan Prem]) – online

Aprenda a Cirurgia Espiritual Fortíssima do Kahuna

Formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que expandirá sua consciência e você poderá utilizar as práticas tribais em sua vida. Com certificado.

Curso Online com + de 50 aulas e 24 horas de filmagem, além de Lives, grupos e Materiais Extras (bônus). Conheça aqui o Curso!

chela » Ayahuasca – Medicina da floresta » Preparando-se para consagrar Ayahuasca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *