Quando o mais alto ideal do amor é atingido, as formas externas de religião e filosofia podem ser descartadas pelo bhakta.
Começamos amando a nós mesmos, com nossos instintos de preservação e sobrevivência. Ampliamos para nosso círculo familiar, amigos, em seguida inimigos, animais, plantas, o ar, a água, a terra, a vida, a consciência, etc., etc., etc…
Então o devoto enxerga Deus manifestado em todas as formas e meditando em seu amor por elas, não consegue mais deixar de amar a criação, pois ela faz parte do Criador. Assim como uma peça de roupa da pessoa amada tem seu perfume, ele sente o traço de Deus em tudo.
E a última etapa no seu progresso é quando ele sente que se tornou absolutamente fundido no objeto de sua adoração. E permanece absorvido no Absoluto. Não existe mais o observador e observado, tudo é Um só, e o devoto lembra-se e sente sua natureza cósmica, infinita e divina.
“Aquele que está livre de ódio a todas as criaturas, é amigável e benevolente para com todos, é desprovido de possessividade e da consciência do “eu”, é equânime no sofrimento e na alegria, tudo perdoa e está sempre contente, que pratica yoga com regularidade, buscando o tempo todo conhecer o Eu e unir-se ao Espírito por meio do yoga, que é dotado de firme determinação, com a mente e o discernimento entregues a Mim, esse é Meu devoto e Me é querido.”
Bhagavad Gita Capítulo 12 (Bhakti Yoga) versos 13 e 14. Tradução de Paramahansa Yogananda.
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