A renúncia mais fácil de todos os yogas é a do bhakti iogue, pois ele não sente que está abrindo mão de nada. É como um homem que começa a amar uma mulher; depois de um tempo, enamora-se de outra e deixa a primeira, que sai de sua mente suave e gentilmente, sem que ele sinta de forma alguma a sua falta.
Assim, a renúncia do bhakti não é atingida aniquilando-se coisa alguma em seu interior, mas vem naturalmente, simplesmente por seu interesse e amor crescente por Deus que suplanta os amores e apegos por coisas menores, tornando-os desinteressantes, da mesma forma que o brilho da lua desaparece quando o sol surge com toda sua luminescência.
A Bhakti Yoga não diz: “Abandone”; ela diz apenas: “Ame! Ame o Supremo!” – e tudo que é inferior naturalmente se afasta daquele que tem o Supremo como objeto de seu amor.
Swami Vivekananda – Bhakti Yoga
Uma a uma, todas as formas de apego vão desaparecendo, e desabrocha o amor cada vez mais sublime a Aquele em que todas as formas vivem.
O amor e apego às coisas do mundo, aprisiona a alma no mundo. O amor ao Absoluto, liberta.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Jesus, em João 8:32
Ver também: Yoga >> Vairagya – Desapego
Conheça também

Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)
A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.
Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.
Insira cupom disponível 50% off: MEUCUPOM50
Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.
chela » Bhakti Yoga – O caminho da devoção » Práticas de Bhakti Yoga » Renúncia do bhakti iogue