“Om. Infinito é Brahman, infinito neste (manifesto universo). Do infinito Brahman se origina o infinito. Após ser realizada a Grande Identidade ou após a dissolução cósmica, quando a infinitude do infinito universo funde-se com Brahman, ainda permanece o Infinito Brahman. A sílaba Om é o Absoluto, o espaço eterno, o espaço que contém o ar, como somente poderia dizer [um] Kauravyayani. O Om é a sabedoria dos Vedas e quem a possui conhece o Absoluto. Mediante ela, sabe-se o que deve ser aprendido”.
Brihadaranyaka Upanishad 5º Ad, 1º Br, 1, traduzido por Carlos Alberto Tinôco em A Grande Upanishad da Floresta

Om (Sânscrito: ॐ) é o som primordial, fundamental, a substância absoluta e origem da criação do universo. É a vibração fundamental – a base do universo manifesto – e é também o próprio ininteligível Imanifesto.
Ao aquietarmo-nos e silenciarmos nossas vozes mentais e emocionais, favorecemos as condições para ouvirmos os sons do anahata, dentro eles, este Om.
Om corresponde ao “Verbo” ou “Amém”
Foi como Om que o Incognoscível foi interpretado na Índia, mas em todos os povos esse fenômeno foi perscrutado. Vejamos: em yoga e meditação Om é a testemunha silenciosa ou sakshin, o Imperturbável, o que João chama no Apocalipse 3.14 de Amém: “E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:”. Na visão hindu, é o poder fundamental e criador, o que João chama em João 1.1 de O Verbo – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Vários dos ameríndios também chegaram a esse conceito, bem como religiões modernas, como a Umbanda.
Exemplificamos a cultura religiosa cristã por ser a mais popular no Brasil, Portugal e no mundo, mas investigações e revelações dessa natureza não são limitadas a um ou dois povos ou grupos religiosos, mas a todo aquele que procura realizar esse fenômeno, que é o seu próprio Ser.
Pranava (praṇava) é o nome da sílaba sagrada Om.
Meditações em Om
Listamos a seguir duas das técnicas de meditação em Om:
- Meditação em Deus como Om (Técnica de Aum) do Kriya Yoga.
- Meditação 6 [Usando a pronúncia de Pranava para se tornar um com a Realidade Mais Elevada] do Shaivismo não-dual da Caxemira, conforme exposto por Gabriel Pradipaka no site Sanskrit & Trika Shaivism. Explica tanto a parte teórica quanto a prática dessa meditação.
Conheça também

Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)
A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.
Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.
Insira cupom disponível 50% off: MEUCUPOM50
Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.