Samskaras são impressões, influências gravadas na mente que geram tendências. Dentro da visão reencarnacionista, essas são as tendências inatas manifestadas em vidas futuras.
Cada ação, cada pensamento, cada intenção que temos gera uma impressão na matéria mental e contribui para a formação de padrões individuais de comportamento que transformam-se em traços do caráter. A repetição imprime um samskara específico na mente e a impressão permanece nela após o desencarne, sendo transferida assim para as próximas vidas. O caráter de uma pessoa é determinado pela soma total dessas impressões.
As más tendências devem ser contrapostas pelas boas: evitemos más companhias, mesmo ouvir coisas negativas, comentários maldosos ou maliciosos, etc. Substituir cada mau pensamento por outro bom; refrear cada ação maligna. Aos poucos, todas as impressões podem ser melhoradas.
Da impressão à ação (karma)
Mesmo as impressões que não estão evidentes na consciência, encontram-se em estado latente inconscientemente. No decorrer de diversas vidas, todos de nós acumulamos essas impressões negativas e positivas e que estão adormecidas no fundo de nossa mente. Esse é o motivo pelo qual devemos evitar más companhias, maus assuntos, e até mesmo evitar experimentar novas drogas ou bebidas, pois não sabemos quais são as mais fortes impressões – e portanto tendências – que temos latentes.
Por exemplo, uma pessoa pode experimentar o cigarro na adolescência e isso despertar um forte vício de vida passada, do qual ela terá dificuldade de se desvencilhar. Para outro, pode não acontecer nada. Assim, muitos outros samskaras, como os de cobiça e desejo excessivo por prazeres sensórios estão latentes em nosso íntimo e cabe tanto evitá-los como reconhecê-los quando aparecem e combatê-los.
Outro exemplo, você cruza com alguém a quem nunca havia visto e essa pessoa lhe causa uma profunda impressão. Não nos esquecendo de alguns aspectos físicos e mentais de atração, muitas dessas impressões que temos à primeira vista são de vidas passadas. Da mesma forma pode-se explicar uma atração mais forte por traços culturais (e religiosos, etc.) de determinadas civilizações, por ex. grega, egípcia, indiana, etc., em detrimento de outras.
[durante a sessão com Ayahuasca] “Eu vi momentos da minha vida. Como se houvesse um espelho. Cosas que havia esquecido completamente. Tudo pelo que eu passei deixou uma marca dentro de mim.” James Freeman (em The Last Shaman, 34min30s)
Os samskaras perdem força com o passar do tempo, tornam-se cada vez mais sutis, mas não desaparecem completamente, e ressurgem quando a oportunidade aparece. Quando eles são trazidos novamente para o consciente, são chamados memória.
No caminho do Karma Yoga, para nos libertarmos do ciclo de causa e efeito da lei do karma, mais adiante não devemos permitir sequer que as ações boas criem impressões na mente: fazemos isso não nos apegando à ação nem ao seu resultado. Façamos a ação correta, mas não deixemos que ela produza impressões profundas na mente e assim nos prenda na roda de samsara para colhermos seu resultado. Trabalhe com desprendimento.
(sânscrito) samskara (saṃskāra): gên. masc.
Pesquise aqui referências a Samskara no site.
Conheça também
Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda
(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)
O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.
Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.
Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.