O 5º membro ou passo de todo Yoga é Pratyahara, recolhimento, interiorização, retirada dos sentidos, restringir os sentidos do contato com seus objetos.
Os Yoga Sutras de Patanjali (2.54) diz que Pratyahara é o recolhimento dos órgãos do sentido, que é efetuado quando os sentidos abandonam seus próprios objetos (exteriores, dos sentidos) e tomam a forma da matéria mental (chitta), ou se voltam para dentro, buscando a natureza de chitta. E complementam em 2.55: daí surge o controle supremo dos órgãos, ou a completa subjugação dos sentidos.
O indivíduo deixa de ocupar-se com a multidão de atividades e estímulos externos, que através dos sentidos chegam à nossa mente – que é talvez o mais ocupado ou aflito sentido -, para voltar-se para o mundo interior.
O iogue não é mais distraído ou perturbado pelos sentidos, pela atividade sensorial, pela memória, pela emoção, dedução, etc.; toda atividade cessa.
Conheça também
Meditação na prática (Otávio Leal) – série gratuita
Otávio Leal (Dhyan Prem) e a Humani Amor disponibilizaram gratuitamente os três vídeos da série da semana da meditação plena.
Nesta Série você vai vivenciar a Meditação de diversas vertentes da Sabedoria!
Teoria e muitas Práticas do Oriente ao Ocidente, das práticas Ancestrais até as mais Modernas.
Colher muitos benefícios para a sua vida ao incorporar a Meditação como prática diária ou semanal. (ver mais)
chela » Interiorização (Pratyahara)