O uso ritual da Ayahuasca (Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo)

(coautores e organizadores)

2009 – 2ª edição (1ª reimpressão)
Editora Mercado de Letras / Campinas-SP
736 págs.

O uso ritual da Ayahuasca (Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo)

O uso ritual da Ayahuasca é uma coletânea de 25 artigos escritos sobre o uso do chá, sendo o primeiro terço destes dedicado a seu uso nativo e xamânico, entrando no universo religioso de diversas culturas indígenas, para em seguida abordar sua migração e uso nas novas religiões ayahuasqueiras.

Este livro é recomendado àqueles que pretendem se aprofundar não só no significado e história cultural da Ayahuasca mas também em sua própria experiência íntima.

Conteúdo deste site relacionado ao livro

Páginas

Aqui no site chela foram abordados temas ligados ao uso indígena e mestiço primário da Ayahuasca, mas este livro trata também da sua utilização nas religiões ayahuasqueiras brasileiras tradicionais: o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha.

Artigos / Capítulos referenciados

  • Barbara Keifenheim. Nixi pae como participação sensível no princípio de transformação da criação primordial entre os índios Kaxinawá no leste do Peru (Zur Bedeutung Drogen-induzierter Wahrnehmungs veränderungen bei den Kashinawa-Indianern Ost-Perus). Versão original publicada em 1999 na Revista Anthropos 94. Traduzido do alemão por Ricardo Ferreira Henrique.
  • Esther Jean Landgon. A tradição narrativa e aprendizagem com yagé (ayahuasca) entre os índios Siona da Colômbia. Revisão: Beatriz Labate.
  • Germán Zuluaga. A cultura do yagé, um caminho de índios. Tradução de Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Revisão técnica: Beatriz Labate.
  • Jacques Mabit. Produção visionária da Ayahuasca no contexto curanderil da Alta Amazonia peruana. Tradução de Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Revisão técnica: Sonia Labate.
  • Luis Eduardo Luna. Xamanismo amazônico, ayahuasca, antropomorfismo e mundo natural. Tradução de Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Revisão técnica: Sérgio Brissac.
  • Mariana Ciavatta Pantoja Franco e Osmildo Silva da Conceição. Breves revelações sobre a ayahuasca. O uso do chá entre os seringueiros do Alto Juruá. (1999)
  • Pedro Luz. O uso ameríndio do caapi.

Referências e citações internas (apuds) usadas

  • FREITAS, Eliane Tânia. Contra a vida breve. A água da vida, o sangue do Yagé e o vento do tabaco. Dissertação de mestrado em Antropologia Social, UFRJ, 1996.
  • HARNER, Michael J. (org.). Hallucinogens and shamanism. Oxford University Press, 1973.
  • MONTAGNER MELATTI, Delvair. O mundo dos espíritos: estudo etnográfico dos ritos de cura Marubo. Dissertação de doutorado. Universidade de Brasília, 1985.
  • TOWSLEY, G. E. – Ideas of order and patterns of change in Yaminahua society. Tese de doutorado, Cambridge University, 1988.

Adquira o livro

  • Amazon BR – O livro está anunciado na Amazon como a 1ª edição (2002) – se tiver preferência pela 2ª edição, confirme com o vendedor antes da compra.
  • Loja Editora Mercado de Letras – Na loja da editora, o anúncio se refere à 2ª edição (2009), a mesma usada para referenciar as páginas do livro no site.

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Ayahuasca

Pesquise aqui referências e citações de O uso ritual da Ayahuasca no site.

Conheça também

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá)

Curso Terapia Xamânica (Ramy Shanaytá) – online

Seja um INICIADO nos secretos e seletos conhecimentos Xamânicos dos Curadores Ancestrais e aprenda terapias Xamânicas desenvolvendo processos de equilíbrio físico, emocional e espiritual de forma totalmente natural através dos ensinamentos da ciência das leis da natureza.

Curso com Certificado reconhecido.

O Curso Terapia Xamânica online conta com 102 aulas divididas em 22 módulos, sendo 90 vídeoaulas com mais de 100h totais, além de tabelas e apostilas para baixar. Ver (+)

chela » Livros » Ayahuasca » O uso ritual da Ayahuasca (Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *