2006
Título original: The Gnostic Gospels (1979)
Editora Objetiva / Rio de Janeiro-RJ
Tradução: Marisa Motta
Era dezembro de 1945 quando, próxima a Nag Hammadi, no Egito, foi descoberta uma coleção de manuscritos de uma comunidade com viés gnóstico, que viria a ser conhecida como A Biblioteca de Nag Hammadi.
Nesses livros verifica-se a diversidade teológica e dogmática do Gnosticismo dos primeiros séculos de nossa era, que Elaine Pagels explora e demonstra nesta obra. Muitos deles apresentam releituras de tradições e textos judaicos como o Gênesis e outros do Tanakh (a “Bíblia” hebraica, que origina o Antigo Testamento Cristão), bem como dos evangelhos e dos ensinamentos de Jesus.
Antes desta e outras descobertas a partir do final do séc. 19, a existência de manuscritos como esses era conhecida apenas por citações e refutações a eles e a seus disseminadores em publicações dos pais da Igreja Cristã. Assim, seu descobrimento e o conhecimento do seu conteúdo deu-os voz própria e nos permitiu elucidar aspectos do Cristianismo primitivo, sobretudo no que diz respeito a outras formas religiosas cristãs diferentes daquela que acabou preponderando e se “tornando” a ortodoxa, que veio a estabelecer as bases doutrinárias e dogmáticas do Cristianismo que perduram até hoje.
Assim como em outros livros de Pagels e Bart D. Ehrman, temos aqui mais e preciosas informações, agora em contraponto aos textos e cultos gnósticos, do processo de consolidação da Igreja Cristã, chamada “Católica” pelo significado da palavra, “Universal”.
Por exemplo, a autora observa como a uniformização e simplificação de sua afiliação, credo, e culto (em especial a confissão de fé e os ritos do batismo e da eucaristia) podem ter sido importantes para que a Igreja se fortalecesse e se estabelecesse perenemente – em contraposição à prática espiritual mais elaborada do Gnosticismo que, talvez sob influência budista, hindu ou mesmo helenística pagã, voltava-se para um processo de iniciação e autoconhecimento para descobrir o Deus dentro de si, que inevitavelmente demandava mais tempo (seu crítico Tertuliano, afirma “até cinco anos”) para sua consecução.
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