2006 – 1ª edição
Título original: Misquoting Jesus: The Story Behind Who Changed the Bible and Why (2005).
[Citando Jesus erroneamente {ou Deturpando Jesus}: a história por trás de quem mudou a Bíblia e por quê]
Casa dos Livros Editora / Rio de Janeiro–RJ
Tradução: Marcos Marcionilo

A Bíblia é o livro mais influente do mundo e considerada possivelmente pela maioria dos cristãos como “A palavra de Deus” ou inspirada pelo Espírito Santo, ou ainda infalível. Mas qual Bíblia é a palavra de Deus?
Você sabia que não temos os originais de nenhum dos Evangelhos, e que as diversas cópias ainda existentes deles (datadas a partir do Séc. III) possuem inúmeros pontos diferentes entre elas? Que muitas vezes os copistas, no intuito de melhorá-lo, adulteraram o texto em que estavam trabalhando? Que os próprios escritores de evangelhos, como o atribuído a Lucas, “melhoraram” Jesus? Que muitos dos trechos do Novo Testamento que você tem em mãos tiveram que ser uma escolha dos editores, entre duas opções? Que através da lógica, da crítica textual e de manuscritos divergentes é possível inferir diversos pontos de correção em nossa Bíblia?
E como Deus permitiu que sua palavra fosse tão adulterada ao longo dos séculos, sobretudo nos três primeiros? E que essas adulterações perdurassem ainda hoje como sua palavra?
E nossas Bíblias populares não possuem sequer notas de rodapé a esse respeito!
Algumas edições de estudo como a Bíblia do Peregrino e a Bíblia de Jerusalém começam a incorporar, em suas ricas notas, informações acerca das passagens mais debatidas.
Citando, por exemplo, o Evangelho de João, os versículos 1 a 18 do primeiro capítulo possuem um estilo (poético) diferente do restante do livro, podendo ser uma adição ao texto original. Este Evangelho parece terminar no capítulo 20 (Jo 20:30-31), o que tornaria Jo 21 uma adição.
Este livro de Ehrman trata exclusivamente do Novo Testamento.
O autor continua essa exposição de sua investigação no seu livro publicado quatro anos mais tarde Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia.
✍ Tratamos de muito mais questões e versículos, como os apresentados neste livro, na exposição do Caminho de Jesus.
Respostas
Crie medo nas pessoas, e você poderá dominá-las. E que melhor forma de criar medo nelas do que ameaçando-as com o mesmíssimo inferno?
Não tenha medo de procurar e encarar essas respostas: faz parte de sua busca e Deus está com você nisso – não importa o que digam os seus pretensos líderes. Sendo você cristã, buscador ou pesquisador, este livro é um dos que podem contribuir para abrir sua mente.
Procurar pelo Jesus real, através da pesquisa nos evangelhos canônicos e buscando suas pegadas em outras fontes como o Evangelho de Tomé, é uma demonstração maior de amor (pra não dizer no mínimo respeito) a Jesus do que aceitar cegamente e sem questionamentos aquilo que a Igreja e os sacerdotes cristãos de todos os tempos, por própria ignorância ou interesses duvidosos, te fizeram acreditar.
Obter o livro
Este livro foi traduzido e editado no Brasil pela Casa dos Livros Editora.
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Outros livros de Bart D. Ehrman
- O caminho de Jesus » Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo » Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia (Bart D. Ehrman) - pdf
Outros títulos em Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo
- Além de toda crença: O evangelho desconhecido de Tomé (Elaine Pagels) – pdf
- Artigos (sobre o Antigo e o Novo Testamentos)
- As Origens de Satanás: como os cristãos demonizaram judeus, pagãos e hereges (Elaine Pagels) – pdf
- Gnosticismo Cristão
- Onde a Religião Termina? (Marcelo da Luz)
- Os profetas previram episódios da vida de Jesus? (Paulo Neto) – pdf
- Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia (Bart D. Ehrman) – pdf
- Veja também (títulos sobre Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo em outras categorias)
Pesquise aqui referências e citações de O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? no site.
Conheça também

Cristianismos e Judaísmos antigos: interações culturais na Bacia Mediterrânica
(Felinto Pessôa de Faria Neto e Juliana Batista Cavalcanti - orgs.)
Este livro traz uma coletânea de artigos que explicam a multiplicidade religiosa presente não só no Judaísmo antigo como no movimento cristão que o seguiu.
São abordados desde a figura do Jesus histórico até as comunidades de judeus-cristãos - que deram origem a uma variedade de Cristianismos - e a formação do cânone cristão "oficial", sempre sob a luz das investigações científicas contemporâneas.
Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.
chela » Livros » O caminho de Jesus » Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo » O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart D. Ehrman)