O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart D. Ehrman)

2006 – 1ª edição
Título original: Misquoting Jesus: The Story Behind Who Changed the Bible and Why (2005).
[Citando Jesus erroneamente {ou Deturpando Jesus}: a história por trás de quem mudou a Bíblia e por quê]
Casa dos Livros Editora / Rio de Janeiro–RJ
Tradução: Marcos Marcionilo

O que Jesus disse? O que Jesus não disse? (Bart D. Ehrman)
Ver na Amazon / Kindle

A Bíblia é o livro mais influente do mundo e considerada possivelmente pela maioria dos cristãos como “A palavra de Deus” ou inspirada pelo Espírito Santo, ou ainda infalível. Mas qual Bíblia é a palavra de Deus?

Você sabia que não temos os originais de nenhum dos Evangelhos, e que as diversas cópias ainda existentes deles (datadas a partir do Séc. III) possuem inúmeros pontos diferentes entre elas? Que muitas vezes os copistas, no intuito de melhorá-lo, adulteraram o texto em que estavam trabalhando? Que os próprios escritores de evangelhos, como o atribuído a Lucas, “melhoraram” Jesus? Que muitos dos trechos do Novo Testamento que você tem em mãos tiveram que ser uma escolha dos editores, entre duas opções? Que através da lógica, da crítica textual e de manuscritos divergentes é possível inferir diversos pontos de correção em nossa Bíblia?

E como Deus permitiu que sua palavra fosse tão adulterada ao longo dos séculos, sobretudo nos três primeiros? E que essas adulterações perdurassem ainda hoje como sua palavra?

E nossas Bíblias populares não possuem sequer notas de rodapé a esse respeito!

Algumas edições de estudo como a Bíblia do Peregrino e a Bíblia de Jerusalém começam a incorporar, em suas ricas notas, informações acerca das passagens mais debatidas.

Citando, por exemplo, o Evangelho de João, os versículos 1 a 18 do primeiro capítulo possuem um estilo (poético) diferente do restante do livro, podendo ser uma adição ao texto original. Este Evangelho parece terminar no capítulo 20 (Jo 20:30-31), o que tornaria Jo 21 uma adição.

Este livro de Ehrman trata exclusivamente do Novo Testamento.

O autor continua essa exposição de sua investigação no seu livro publicado quatro anos mais tarde Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?: Mais revelações inéditas sobre as contradições da Bíblia.

✍ Tratamos de muito mais questões e versículos, como os apresentados neste livro, na exposição do Caminho de Jesus.

Respostas

Crie medo nas pessoas, e você poderá dominá-las. E que melhor forma de criar medo nelas do que ameaçando-as com o mesmíssimo inferno?

Não tenha medo de procurar e encarar essas respostas: faz parte de sua busca e Deus está com você nisso – não importa o que digam os seus pretensos líderes. Sendo você cristã, buscador ou pesquisador, este livro é um dos que podem contribuir para abrir sua mente.

Procurar pelo Jesus real, através da pesquisa nos evangelhos canônicos e buscando suas pegadas em outras fontes como o Evangelho de Tomé, é uma demonstração maior de amor (pra não dizer no mínimo respeito) a Jesus do que aceitar cegamente e sem questionamentos aquilo que a Igreja e os sacerdotes cristãos de todos os tempos, por própria ignorância ou interesses duvidosos, te fizeram acreditar.

Obter o livro

Este livro foi traduzido e editado no Brasil pela Casa dos Livros Editora.

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros livros de Bart D. Ehrman

Outros títulos em Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo

Pesquise aqui referências e citações de O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? no site.

Conheça também

A semente de mostarda (Osho)

A semente de mostarda (Osho)

A semente de mostarda é uma coleção de 21 discursos proferidos em 21 dias seguidos por Osho em Poona (Índia) em 1974 sobre ensinamentos de Jesus presentes no Evangelho de Tomé, que teve seu mais completo manuscrito descoberto em escavações em dezembro de 1945, próximo a Nag Hammadi, no Egito.

Osho lança luz para além da interpretação teológica convencional sobre as palavras de Jesus presentes neste documento, que permaneceu totalmente marginalizado pela Igreja, não obstante possua muitas passagens em comum com os evangelhos canônicos, como a própria parábola da semente de mostarda

Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.

chela » Livros » O caminho de Jesus » Estudo dos Evangelhos e do Cristianismo » O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart D. Ehrman)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *