Radheya / Karna (Rādheya / Karṇa)

Em sua juventude, Kunti, esposa do Rei Pandu, havia recebido uma fórmula de invocação para chamar à sua presença qualquer deus celestial que quisesse e, sem saber que essa fórmula correspondia a “ter” tal deus, inocentemente a usou, invocando o deus Surya (Sol) e gerou instantaneamente a Karna, que mais tarde seria conhecido por Radheya (filho de Radha), já que sua mãe biológica, a fim de ocultar aquela evidência de sua tolice, o colocou em um cesto num rio, que foi encontrado pelo marido de Radha, que o deu como presente à esposa, pois eles não haviam conseguido ter filhos.

Ironicamente, Radheya é acolhido por Duryodhana, primogênito do Rei Dhritarashtra e rival dos pândavas na Batalha de Kurukshetra, tornando-se seu principal amigo.

No Mahabharata, Radheya representa o apego.

A esperança não morre no coração do homem, enquanto há vida no corpo. Mesmo depois da queda de Bhishma [o ego] e Drona [os samskaras], o rei Duryodhana [o desejo material] tinha esperanças de vencer a guerra com Radheya [o apego] como comandante do exército.

Mahabharata (versão resumida en espanhol), p. 607

Pesquise aqui referências a Radheya / Karna no site.

Conheça também

Aula Técnica De Meditação Koan

Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan

(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)

Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.

Descubra o que é, pra que serve e como fazer.

100% e gratuita. Saiba mais aqui.

chela » Manuscritos » Itihasas (Itihāsas) – Épicos » Mahabharata – O Grande Reino Bharata » Personagens » Kauravas – Aliados » Radheya / Karna (Rādheya / Karṇa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *