No épico Mahabharata, os cinco pândavas são, em ordem de concepção:
- Yudhishthira
- Bhima
- Arjuna
- os gêmeos Nakula e Sahadeva
Sua mãe Kunti tinha uma fórmula para invocação de qualquer deus.
Ao invocar o deus Dharma, gerou o primogênito dos pândavas, Yudhishthira. Ao invocar Vayu, Bhima. Arjuna é fruto da terceira dessas invocações de Kunti após casada, e seu pai gerador é o deus Indra, “o senhor dos céus”. E da inovação dos deuses gêmeos Ashvins nasceram os gêmeos chamados Nakula e Sahadeva.
Kunti
Pesquise aqui referências a Pândavas no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Pândavas (Pāṇḍavas) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +
chela » Manuscritos » Itihasas (Itihāsas) – Épicos » Mahabharata – O Grande Reino Bharata » Personagens » Pândavas (Pāṇḍavas)