O Samkhya Karika é um manuscrito atribuído a Ishvara Krishna que descreve o sistema Samkhya.
O Samkhyakarika é um dos mais antigos textos sobreviventes do Samkhya. A data da sua composição é desconhecida, mas sua conclusão foi estabelecida através da tradução chinesa que se tornou disponível em 569 DC. É atribuído a Ishvara Krishna (Séc. lV DC). No texto, o autor descreve-se como sucessor do grande sábio Kapila, através de Asuri e Panchashikha. O Samkhya Karika consiste de 72 versos, com o último verso afirmando que o Samkhya Karika original tinha apenas 70 versos. O primeiro comentário importante sobre os Karika foi escrito por Gaudapada (Séc. VII DC). Depois vem o Samkhya Tattva Kaumudi de Vacaspati Mishra e, atualmente, o Yuktidipika, cujas edições manuscritas da era medieval foram descobertas e publicadas em meados do século XX, está entre as revisões e comentários mais significativos sobre o Samkhya Karika.
Site Mokshadharma » Samkhya Karika – Introdução
Versão Web
Site Mokshadharma » Samkhya Karika, com comentários de Gaudapada
Platformsutras.com » Samkhya Karika, com comentários de Burley, Larson, Neely, Mittal, Gaudapada e Vacaspati
Platformsutras.com » Samkhya Karika (tradução automática) – Clique no Índice Samkhya Karika para alternar entre os versos
Pdf para download
Miscelânea
Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.
Pesquise aqui referências e citações de Samkhya Karika no site.
Conheça também

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda
(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)
O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.
Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.
Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.
chela » Manuscritos » Samkhya » Samkhya Karika (Sāṃkhya Kārikā)