Mestres do altruísmo

Apresentamos aqui mestres do altruísmo brasileiro, pessoas que dedicaram suas vidas aos demais, como os espíritas Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier.

Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco ou simplesmente Divaldo (Feira de Santana, 5 de maio de 1927) é um professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro. (mais em Wikipédia)

Ele é famoso pela desenvoltura e eloquência com que apresenta suas palestras, e também pelo magnífico trabalho humanitário da Mansão do Caminho, que fundou em 1952 junto a Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson.

Divaldo é um mestre em termos de altruísmo, de amor.

Controvérsias políticas e ideológicas

O livro No Rumo do Mundo de Regeneração, escrito e lançado por Divaldo no ápice da pandemia global de COVID-19, causou controvérsia no meio espírita, entre outros por advogar pelo “tratamento precoce” (p. 148), que o então presidente do Brasil defendia, não desligado do negacionismo do mandatário quanto à doença, às vacinas, bem como à ciência em geral.

A isso veio a somar-se o fato de Divaldo ter recebido o então presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro na Mansão do Caminho em plena corrida eleitoral de 2022, fato que também causou críticas por parte da comunidade espírita, pois o convidado é visto como alguém destoante dos princípios de fraternidade defendido por essa religião.

Quanto a nós, não acompanhamos atualmente o trabalho de Divaldo para saber sua posição política e como ela é difundida em seus discursos.

Livros

Seus livros são (salvo exceção) alegadamente psicografias, cujos autores seriam espíritos desencarnados. Ele nomeia Joanna de Ângelis como sua mentora espiritual e autora de diversas obras. Outro parceiro espiritual de Divaldo é nomeado Manoel Philomeno de Miranda.

Audiolivros

Mensagens

Palestras

🎤 Playlist Palestras de Divaldo Pereira Franco no Youtube

🎤 Pesquisa por palestras de Divaldo Pereira Franco no Youtube

Ensinamentos

🎤 Clique aqui para ver ou ouvir a playlist Divaldo Franco, do Espaço Religare, no Youtube.

Chico Xavier (Francisco Cândido Xavier)

Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. (mais na Wikipédia)

Diversas obras psicografadas por Chico são assinadas pelos espíritos André Luiz e Emmanuel.

Muitas vezes um bhakta será também um karma iogue. No primeiro caso, ele age por amor a Deus. No segundo, ele entrega os frutos das ações a Deus e age adorando-o através do serviço a outros seres feito de maneira desprendida, abnegada ou altruísta. Temos exemplos perfeitos de bhakti e karma iogues em Chico Xavier, Divaldo Franco, Francisco de Assis e Paramahansa Yogananda e sobretudo no mestre e precursor de todos eles, Jesus.

Bhakti Yoga – o caminho da devoção

Conheça também

Meditação na prática (Otávio Leal)

Meditação na prática (Otávio Leal) – série gratuita

Otávio Leal (Dhyan Prem) e a Humani Amor disponibilizaram gratuitamente os três vídeos da série da semana da meditação plena.

Nesta Série você vai vivenciar a Meditação de diversas vertentes da Sabedoria!

Teoria e muitas Práticas do Oriente ao Ocidente, das práticas Ancestrais até as mais Modernas.

Colher muitos benefícios para a sua vida ao incorporar a Meditação como prática diária ou semanal. (ver mais)

chela » Mestres e mestras » Mestres do altruísmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *