Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira. Nasceu do sincretismo fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos – próprio da miscigenação de nosso povo.

Sessão de umbanda
Sessão de umbanda © CC Junius

Nela são encontrados, assim, elementos e práticas do Cristianismo, do Espiritismo Kardequiano, do Xamanismo, de filosofias e religiões hindus e budistas, além do candomblé e cultos africanos dos quais este se originou.

Tudo isso com um caráter de liberdade, livre de dogmas e tabus, defendendo a prática livre da espiritualidade, o que confere um dinamismo e renovação que, afinal, são próprios de toda forma de energia que percebemos no universo – de fato, toda religião muito “engessada” corre o risco de se tornar obsoleta, sem graça. O frescor da Umbanda não a impede de possuir princípios muito elevados e consagrados, como veremos a seguir.

Etimologia

O sincretismo é notado até mesmo nas origens do nome Umbanda:

“Umbanda” ou “embanda” são oriundos da língua quimbunda de Angola, significando “magia”, “arte de curar”. Há também a suposição de uma origem em um mantra na língua adâmica cujo significado seria “conjunto das leis divinas” ou “deus ao nosso lado”.

Também era conhecida a palavra “mbanda” significando “a arte de curar” ou “o culto pelo qual o sacerdote curava”, sendo que “mbanda” quer dizer “o Além, onde moram os espíritos”.

Após o Congresso de 1941, declarou-se que “umbanda” vinha das palavras do sânscrito aum [Om] e bhanda, termos que foram traduzidos como “o limite no ilimitado”, “Princípio divino, luz radiante, a fonte da vida eterna, evolução constante”.

Wikipédia » Umbanda

A Unidade do Todo e o Eu Superior na Umbanda

Como diversas outras religiões, a constatação da unidade da alma com o Espírito encontra-se na Umbanda:

A grande lição a ser aprendida na Umbanda é: Seja feliz! Esta é sua doutrina. O meio para encontrar essa felicidade é entender que tudo é Um. Esta é a base de toda a doutrina da Umbanda. Para a sua vida, e o grande fundamento para alcançar essa felicidade: “Eu sou você. E você sou eu. O que eu faço a você, estou fazendo a mim mesmo”. Quando um sofre, todos sofrem. Quando um é feliz, todos são. Tudo é Um, tudo é Banda, tudo é Umbanda. Quando conseguimos unificar, religar, unir, Um e Banda, alcançaremos o ideal maior da Umbanda. Dessa união, da percepção de que somos Um com tudo e todos, nasce a mais bela de todas as doutrinas.

Alexandre Cumino, em Fragmentos de Umbanda

Natureza

O respeito e integração à Natureza própria do Xamanismo foi com muita propriedade herdado pela Umbanda, incorporado a elementos candomblé e cultos africanos.

Umbanda é uma religião de culto e amor à Natureza

Logo, o mínimo que se espera dos umbandistas é consciência ecológica e conhecimento ambiental. Não basta incorporar o espírito de um índio; precisamos incorporar os valores desse índio, os valores do caboclo, os valores da terra, os valores do Chefe Sioux. Enquanto umbandistas, temos uma responsabilidade ainda maior, afinal somos nós que reverenciamos nossos orixás na Natureza. Amar o orixá é amar a Natureza, é cuidar da Natureza. Nossas oferendas também criam impacto ambiental e social.

Alexandre Cumino, em Fragmentos de Umbanda

Para saber mais

Livro

Fragmentos de Umbanda (Alexandre Cumino)

Em seu livro Fragmentos de Umbanda, Alexandre Cumino publicou – pela Madras Editora -pensamentos e reflexões sobre a Umbanda, e disponibilizou seu audiolivro gratuito em diversas plataformas, como a Tocalivros.

Uma confusão que muitas vezes ocorre é ligar a Umbanda a trabalhos feitos para o mal – qualquer local que assim o faça, não é de Umbanda, mesmo que assim se declare. Não podemos culpar as instituições pelo charlatanismo dos que se fazem passar por elas. A Umbanda só pode praticar única e exclusivamente o bem. Tem, de fato, muitos dos seus esforços ligados à ajuda ao próximo, à caridade, sem cobrança financeira. Esta última parece também ser outra fonte de confusão entre praticantes de trabalhos diversos e umbandistas.

Para mais detalhes acesse a página do Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca, de Alexandre Cumino, no Facebook, na web, ou pesquise vídeos com ele no Youtube.

Cursos gratuitos

Ver também:

chela » Religião » Umbanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *