Yaminawá

Os Yaminawá são habitantes do centro da mata e da periferia miserável das cidades: representam o “selvagem” arredio ou o índio “deculturado” que esmola nas ruas. Encarnam as contradições mais dramáticas do imaginário e da história da Amazônia. Podemos encontrar as duas versões dos Yaminawá numa única página da Gazeta de Rio Branco (17/09/97): uma matéria informa da sua presença numa favela da capital acreana e uma outra atribui aos “Yaminawá” uma série de ataques que aterrorizam os habitantes de um remoto seringal.

Povos Indígenas no Brasil – Yaminawá

Da mesma forma que os Kaxinawá, os Yaminawá consideram que tudo que existe tem espírito, o yoshi.

Pedro Luz, citando Towsley (p.17) em O uso Ritual da Ayahuasca, p. 41, diz que para os Yaminawá, o ser humano é formado por três partes:

  • yora = o corpo – parte física;
  • diawaka = a sombra – a mente, a consciência cotidiana. Tem uma forte ligação com o corpo.
  • weroyoshi = o espírito – a essência vital. Tem uma ligação mais tênue com o corpo e pode deixá-lo durante o sono, atuar nos sonhos e sob efeitos de shori – bebidas que têm por base a Banisteriopsis caapi, como a Ayahuasca -, e estabelecer nessas ocasiões contato com outros yoshis. – contato desejado e necessário para obtenção de ocnhecimento e poder.

Como na música de Caetano, para os povos ameríndios os pássaros e as fontes de água límpida possuem espíritos, bem como a montanha, o sol, uma planta, etc., e a relação com esses seres é pautada assim no respeito que se deve a outro ser, que leva à integração do homem ao mundo natural. É exatamente a mesma visão dos antigos hindus.

Conheça também

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Completa em 23 Terapias Holísticas pelo preço de uma.

Descubra a profissão onde você ajuda pessoas, cumpre seu propósito de vida e é bem remunerado por isso.

Esta é a formação mais completa, mais acessível e com o melhor suporte do Brasil, para que você possa se tornar um(a) terapeuta holístico(a) o mais rápido possível.

Formação com acesso vitalício e certificado de 1.430 horas reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Ameríndios » Yaminawá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *