Os Yaminawá são habitantes do centro da mata e da periferia miserável das cidades: representam o “selvagem” arredio ou o índio “deculturado” que esmola nas ruas. Encarnam as contradições mais dramáticas do imaginário e da história da Amazônia. Podemos encontrar as duas versões dos Yaminawá numa única página da Gazeta de Rio Branco (17/09/97): uma matéria informa da sua presença numa favela da capital acreana e uma outra atribui aos “Yaminawá” uma série de ataques que aterrorizam os habitantes de um remoto seringal.
Povos Indígenas no Brasil – Yaminawá
Da mesma forma que os Kaxinawá, os Yaminawá consideram que tudo que existe tem espírito, o yoshi.
Pedro Luz, citando Towsley (p.17) em O uso Ritual da Ayahuasca, p. 41, diz que para os Yaminawá, o ser humano é formado por três partes:
- yora = o corpo – parte física;
- diawaka = a sombra – a mente, a consciência cotidiana. Tem uma forte ligação com o corpo.
- weroyoshi = o espírito – a essência vital. Tem uma ligação mais tênue com o corpo e pode deixá-lo durante o sono, atuar nos sonhos e sob efeitos de shori – bebidas que têm por base a Banisteriopsis caapi, como a Ayahuasca -, e estabelecer nessas ocasiões contato com outros yoshis. – contato desejado e necessário para obtenção de ocnhecimento e poder.
Como na música de Caetano, para os povos ameríndios os pássaros e as fontes de água límpida possuem espíritos, bem como a montanha, o sol, uma planta, etc., e a relação com esses seres é pautada assim no respeito que se deve a outro ser, que leva à integração do homem ao mundo natural. É exatamente a mesma visão dos antigos hindus.
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