Ayahuasca, o cipó da alma, é uma bebida psicodélica e enteógena produzida a partir da combinação e decocção da videira Banisteriopsis caapi (jagube) com outra planta que possua determinado princípio ativo, sendo a Psychotria viridis (chacrona) a mais utilizada no preparo no Brasil.
A Ayahuasca, “o chá”, age amplificando a atividade cerebral e as percepções sensoriais. Expande a mente e ao mesmo tempo realiza algo além dela, dilui seus limites com o universo exterior e, assim, relativiza o ego.
O chá, tomado com a devida instrução, não causa nenhum tipo de dependência ou crises de abstinência, sendo este um fato comprovado por décadas de experimentações de pesquisadores científicos, bem como pela larga experiência de uso entre os nativos.
No conteúdo que segue, vamos observar como e por que essa bebida é tratada com tanta sacralidade, como os nativos e a maioria dos usuários o faz.
Índice
- Denominações e etimologia da Ayahuasca
- Psicodélico e enteógeno
- O uso ameríndio da Ayahuasca
- Preparando-se para consagrar Ayahuasca
- Durante a consagração
- Após a consagração
- Mais informações e grupos sobre a Ayahuasca
Conheça também
Curso Online Gaia Dança
(por Tamara Romany)
O Curso Online Gaia Dança é um chamado à nossa reconexão com a terra, seus elementos e ritmos naturais, e ao aprofundamento da nossa conexão com nosso próprio corpo e sua sabedoria natural e intuitiva.
No formato online, o curso conecta práticas inspiradas em danças rituais, em práticas ancestrais e na meditação. Nossas práticas evocam a conexão com arquétipos do feminino e proporcionam um encontro com nossa expressividade pessoal e natural, a liberdade e soltura de movimento.
O curso é dividido em 4 módulos, com 13 vídeos com aulas que articulam danças, rituais e meditação + vídeos introdutórios. Nos módulos faremos práticas com os 4 elementos: fogo, terra, água e ar. Ao final, temos um módulo bônus, em que faremos uma dança ritual "Ísis dança os ciclos da natureza." Conheça (+)
chela » Ayahuasca – Medicina da floresta