Denominações e etimologia da Ayahuasca

Ayahuasca, do quíchua (idioma falado em tribos da Amazônia Colombiana e Peruana) Aya, que significa pessoa, alma, espírito morto, e Waska – cipó (liana), corda, planta trepadeira, videira. Podendo-se traduzir, assim, como cipó da alma ou cipó do espírito (pessoa). Nessas tribos recebe também o nome de Ambiawaska – “cipó de remédio” ou “cipó medicinal”.

Dentre outras denominações, a Ayahuasca é conhecida como natema entre os Ashuar do Equador, kamarampi entre os Ashaninca do Peru (Germán Zuluaga, O uso ritual da Ayahuasca, p. 134), e como yagé e capi em diversas culturas indígenas,. A Banisteriopsis caapi e a bebida resultante de seu preparo, pura ou combinada com plantas aditivas, são chamadas de nixi pae – “cipó da embriaguez” – pelos Kaxinawá, de shori pelos Yaminawá, denominações provavelmente adotadas por outras tribos (Pedro Luz, O uso ritual da Ayahuasca, p. 38 e 41), de kamarampi pelos Ashaninka, e mais termos por outros povos.

Grupos de seringueiros que faziam uso da Ayahuasca no início de seu processo de transição para o meio não-indígena, chamavam-na também de cipó.

Entre as três religiões ayahuasqueiras brasileiras surgidas em meados do século passado, bem como diversos cultos e religiões originários delas, no Santo Daime (Alto Santo e CEFLURIS) e na Barquinha a Ayahuasca é também chamada comumente de daime ou mesmo santo daime e na União do Vegetal de vegetal. Refere-se muitas vezes à Ayahuasca como simplesmente o chá.

Conheça também

Curso de Formação de Terapeuta Holistico

Curso de Formação de Terapeuta Holístico

(Instituto Saber Consciente)

Formação ampla e completa em Terapia Holística com 20 terapias pelo preço de uma.

Capacitação profissional em Terapia Floral, Cromoterapia, Cristaloterapia, Reiki, Mindfulness, Auriculoterapia, Baralho Cigano e muito mais.

Formação 100% online com acesso vitalício a 980h de conteúdo e certificado profissional reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Ayahuasca – Medicina da floresta » Denominações e etimologia da Ayahuasca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *