Estas são algumas sugestões para o momento da ingestão do chá. Tenha absoluta liberdade para seguir ou não cada uma delas, avaliando se fazem sentido para você ou para o momento.
- Prévia: consulte o local da sessão sobre a necessidade de se levar colchonete, cobertor ou edredom, travesseiro (se desejar), não esquecendo-se de levar um agasalho.
- Isso porque na etapa da meditação profunda há uma diminuição metabólica parecida com a do estado de sono e, caso venha a sentir frio, a sensação pode atrapalhar sua experiência.
- Pratique um pouco de yoga da comida: Tenha um sentimento de reverência (como no namastê indiano) e agradecimento às plantas, à caapi, à chacrona e outras que tenham composto o chá. Se o sentir, pode adicionar um pedido de perdão e o desejo de renascimentos auspiciosos às vidas que foram dadas, ou seja, abençoá-las e também à bebida resultante delas, que irá incorporar-se a você. O espírito dela será sua mestra.
- Estenda essa gratidão a todos os seres que fizeram com que essa bebida chegasse a você, o que se expande infinitamente pela natureza e pelo cosmos, como o sol, a lua. Então, sinta-se integrado a esse Todo.
- Você pode tomar rapidamente seu copinho (mesmo índios o fazem).
- Se o cheiro despertar alguma náusea em você, tome sem respirar pelo nariz que o problema é amenizado.
- Se possível, enxágue a boca ou escove os dentes e limpe a língua após a ingestão, isso deverá evitar náuseas prematuras.
- Mentalize pedindo a seu corpo aceitar o chá, pois esse é para o seu próprio bem.
- Porém permita que o chá faça a sua limpeza física necessária; muitas vezes a experiência alucinógena é intensificada e acelerada quando o chá limpa o corpo e o mal-estar desaparece.
- Não tenha medo de passar mal ou vomitar. Por exemplo, se você tomasse bastante água após o chá, poderia não passar mal, mas o efeito do chá seria também muito diminuído.
- Os chás de Ayahuasca não são uniformes, cada um tem uma concentração e potência, que variam conforme a quantidade dos ingredientes e tempo e modo de preparo. Por isso, consulte sempre a instrução dos líderes de seu grupo para saber a dosagem recomendada. Por exemplo, num chá de concentração mediana utiliza-se em torno de 2ml por kg de peso do participante, administradas em dois “serviços” espaçados por cerca de 1 hora – neste caso por exemplo uma pessoa de 65kg tomaria um copinho de 65ml em cada serviço. Caso a pessoa não “entre na força” da Ayahuasca, um terceiro serviço às vezes é oferecido. A mesma pessoa tomaria apenas 25ml + 20ml de um chá com concentração mais elevada (como a gradação “semi-mel”); sempre conforme recomendação dos dirigentes do ritual.
- Em casos medicinais, além do peso do paciente e potência do chá, o curandeiro avalia também a natureza da enfermidade e meios de cura para determinar as dosagens.
Outras dicas para após a ingestão, já no momento de consagração e comunhão com a medicina:
- Prefira ambientes escuros e sem estímulos visuais. Sempre pode ser oportuno o uso de máscara de dormir (venda tapa-olhos). Muitos ameríndios faziam suas cerimônias à noite, por volta das 20h ou 21h – ou alguns logo após anoitecer – e que duravam de 6 a 8 horas, principalmente para evitar a iluminação solar, motivo também pelo qual alguns grupos não consumem o chá em noites de lua cheia. “Vê-se” melhor na escuridão.
- Se você é um participante e não o condutor, não interfira na experiência dos outros. Se você foi junto a um parente ou amigo(a), não sentem/deitem próximos e não se preocupe com ele(a) (note que isso deixaria sua mente em alerta), há pessoas capacitadas para ajudar os que precisarem, e seu próximo está tendo também a experiência de que precisa.
- “Mantenha-se calmo e não tente mentalizar, não tente entender tudo” – sugestão da S.E.D.A.-SP.
Se você tiver alguma sugestão adicional, conte-nos na seção Comentários!
Voltar à página principal Ayahuasca – Medicina da floresta.
Outros tópicos em Durante a consagração
- A Ayahuasca é uma mestra
- Algumas* experiências comuns com a Ayahuasca
- Potencializadores e amenizadores dos efeitos da Ayahuasca
- Terapia: a supersessão terapêutica da Ayahuasca
Conheça também
Curso Shaman Self Healing (Otávio Leal [Dhyan Prem]) – online
Aprenda a Cirurgia Espiritual Fortíssima do Kahuna
Formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que expandirá sua consciência e você poderá utilizar as práticas tribais em sua vida. Com certificado.
Curso Online com + de 50 aulas e 24 horas de filmagem, além de Lives, grupos e Materiais Extras (bônus). Conheça aqui o Curso!
chela » Ayahuasca – Medicina da floresta » Durante a consagração » Sugestões para o momento da ingestão da Ayahuasca