22 de julho de 2023 (ver outros informativos)
No trabalho de pesquisa para descrever aspectos do Caminho de Jesus (seção que será publicada em breve neste site), examinamos alguns textos que pudessem acrescentar informações, ideias e ditos de sua autoria.
Entre eles, o mais precioso é sem dúvida o Evangelho de Tomé. Alguns outros manuscritos apócrifos dos primeiros séculos da era comum também aportam algo, porém de muitos destes sobreviveram até hoje somente fragmentos.
Ainda que os quatro evangelhos canônicos tenham sido pincelados com elementos lendários e fabulosos, é possível extrair deles um espírito do que tenha sido o Jesus real e, mais importante para nós, de seus ensinamentos espirituais, transcendentais.
Analisamos alguns textos modernos que pretensamente pertenceriam ou referiram-se a Jesus. O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo (Levi H. Dowling), A vida de São Issa (transcrito por Nicolas Notovitch), Jesus Viveu na Índia (Holger Kersten) e por fim as Cartas de Cristo. Todos eles se demonstraram incongruentes com Jesus e com as verdades existenciais e espirituais que o buscador percebe por si mesmo. Eles não têm as pegadas do mestre.
O mais recente desses, as Cartas de Cristo foram muito bem recebidas, especialmente no Brasil, talvez o país em que o Espiritismo Kardecista mais tenha se popularizado e influenciado as pessoas, com muitas delas se demonstrando receptivas a comunicações mediúnicas. Mas acontece que, embora essas cartas tenham um tom espiritual e tragam elementos válidos do caminho, trazem também enganos que as caracterizam como ditadas por um espírito não-autorrealizado. Considerando, também, que a forma de comunicação e linguagem apresentadas nas cartas não têm a assinatura de Jesus, conclui-se que elas não podem ter sido transmitidas por ele.
Sat (ser, existência)
O filósofo René Descartes buscava algo que pudesse ter sua realidade comprovada, de que não se pudesse duvidar.
Neste momento, você pode estar sonhando que está lendo isso em uma tela; em seguida pode ser que as pessoas com quem converse estejam somente em seu sonho, que os objetos e seres sejam somente ilusão ou sonho – pode-se duvidar de tudo, do mundo, dos sentidos, de Deus. Quando estamos sonhando, não costumamos contestar a veracidade da experiência; então o que garante que você, mesmo que tenha certeza de que está acordada neste momento, não esteja vivendo um sonho de 90 anos?
Mas, ainda que tudo seja irreal, maya, ilusão ou seja apenas um sonho, existe algo que é real: existe alguém que está sonhando. Esta foi a conclusão de Descartes. Indubitavelmente, você é, existe.
NaturalReader – texto para fala
Gostaríamos de compartilhar com você o NaturalReader, um aplicativo que transforma de forma gratuita qualquer pdf e outros documentos em audiolivro.
Disponível para Android e iOS, sua utilização é bastante simples.
Atualização de traduções
Kundalini Yoga (Swami Sivananda) – pdf
Disponibilizamos para download a segunda versão da tradução automática para o português do livro Kundalini Yoga (Swami Sivananda). Melhorias consideráveis com relação à primeira, com conteúdo mais fiel ao original.
Glossário de termos sânscritos (Swami Krishnananda)
Atualizamos também os arquivos pdf da tradução automática do Glossário de termos sânscritos, de Swami Krishnananda.
Outros posts do Blog
chela » Blog » 1ª edição: As assim chamadas Cartas de Cristo