Frontal – Sexto chakra
Centro de comando e da percepção
➡️ Ajna (Ājñā): comando, comandar, ordenar. Também: conhecer, perceber, entender.
🔽 A (Ā): este prefixo Ā- significa “aqui” ou “em direção a” (diferencia-se do A-, que seria negação)
🔽 jna (jñā): conhecer. Raiz de jnana – conhecimento
Pronuncia-se agnhaa (ājñā)
Localiza-se aproximadamente no meio da cabeça, no final da coluna cervical.
Relaxe os músculos do pescoço e da cabeça. Com as pontas dos dedos atrás da nuca, suba-os pelas vértebras. Ao se aproximar do meio da cabeça (nessa parte posterior), perceba uma depressão e pressione-a com os dedos, encontrando a última vértebra que une a coluna com a cabeça. Você encontrou o ponto da coluna no qual, no canal sushumna, no corpo energético, está ajna.
Região da mente. Ajna chakra é relacionado às faculdades mentais que comandam os sentidos e ao tattva mahat (o grande princípio), o intelecto. O tattva da mente é dissolvido no centro ajna no processo de Laya Yoga.
Seu bija (som raiz no centro) é ॐ – Om (Oṃ). Seu deva é Shambhu (epíteto de Shiva). Sua força (Shakti ou deusa) é Hakini.
Ajna chakra possui 2 “pétalas”, formadas pela posição das nadis nesse centro. Cada uma dessas 2 pétalas corresponde a uma das 50 letras sânscritas, que são cada qual um mantra:
- हं – ham (haṃ) – representando Shiva (Consciência Cósmica)
- क्षं – ksham (kṣāṃ) – representando Shakti (a Criação, energia/força material)
Muktatriveni: No ajna, assim como no muladhara, unem-se novamente as nadis sushumna, ida e pingala. Essa confluência é associada à Triveni, o encontro dos três rios sagrados Sarasvati, Ganges e Yamuna, que são associados, respectivamente, a essas três nadis. Essa união no ajna é chamada também de Muktatriveni (Muktatrivenī) ou a Triveni da Liberação (mukta).
Terceiro olho
O campo ou kshetram de ajna é sua abertura frontal cerca de meio centímetro acima do ponto central entre as sobrancelhas – o terceiro olho, também chamado de trikuti -, por onde é possível sentir a repercussão energética desse chakra.
A localização precisa deste ponto pode variar de pessoa para pessoa e mesmo uma mesma pessoa pode sentir a vibração de ajna em diferentes alturas, desde o ponto entre as sobrancelhas até acima do centro vertical da testa, sempre no centro horizontal.
Conectado e parte do próprio ajna, o terceiro olho apresenta também funcionalidades por vezes aparentemente independentes (mas com alguma conexão, bem como com a própria mente), como as percepções extrassensoriais – geralmente a clarividência externa ou projetada na “tela mental” (na testa ou no próprio terceiro olho) – e a função de “interruptor” que ativa vibrações no corpo energético (e logo no astral), que podem facilitar experiências fora do corpo.
Outros tópicos em Chakras
- Anahata chakra (Anāhata)
- Manipura chakra (Maṇipūra)
- Modificações mentais associadas aos chakras
- Muladhara chakra
- Sahasrara chakra (sahasrāra)
- Svadhishthana chakra (svādhiṣṭhāna, swadhishthana)
- Vishuddha chakra (Viśuddha) [Vishuddhi]
Pesquise aqui referências a Ajna chakra no site.
Conheça também
Formação em Meditação (Otávio Leal, HumaniAmor)
A Formação em Meditação ministrada por Otávio Leal (Dhyan Prem) e as professoras Larissa Ananda e Juliana Araújo, da Humani Amor, é uma das mais completas formações do Planeta, abordando a Teoria e Prática dos mais diversos tipos de técnicas de Meditação do Ocidente ao Oriente.
Esta ampla formação conta com mais de 300 aulas, divididas em 15 módulos.
Acesse aqui o curso e veja todo seu conteúdo programático procurando o botão Veja todo o conteúdo do Curso/Formação.