➡️ Lila (līlā): jogo; brincadeira, esporte, passatempo, diversão, prazer. (sânscrito / gên. fem.)
Lila é o jogo, especialmente o jogo da Existência, a atividade do Ser cósmico brincando consigo mesmo, com sua própria criação, que é seu passatempo cósmico.
Em termos relativos duais, o jogo dos deuses, os esportes divinos, o jogo dos seres, etc.
Quando você se converte em um jogador, você se torna divino. Se você é um trabalhador, você é humano; se você é um jogador, você se tornou divino. Então você participa do jogo. Por isso chamamos a Krishna o avatar absoluto.
Osho em O livro dos segredos, p. 142 do vol. 5 (cap. 68) em espanhol

Portanto, a primeira coisa é: sou a favor da vida, tudo pela vida e tudo pelo prazer. Não sou a favor da seriedade sombria, não sou a favor da tristeza. Sou contra todas essas religiões que continuam ensinando as pessoas a serem sérias. Deus não é sério; caso contrário, as flores não existiriam. Deus não é sério; caso contrário, os pássaros não poderiam cantar. Deus é tremendamente divertido – é por isso que dizemos na Índia que a criação não é uma criação de fato, mas uma peça, uma lila.
Deus está brincando; ele é como uma criança correndo para lá e para cá. Por pura energia, transbordando, desfrutando, dançando mil e uma danças, cantando mil e uma músicas – nunca exausto, ele continua inovando, continua povoando a Terra. Cada pessoa é sua nova maneira de dançar e cada pessoa é seu novo esforço para cantar novamente, para amar novamente, para viver novamente. Cada pessoa é novamente um projeto, novamente um esforço. Ele nunca está cansado. Seu jogo é infinito.
Deus não é sério. Deus não é cristão. Ele não vive em uma igreja. Ele é festivo. Veja a vida: ela é uma festa constante. Ouça essas palavras – uma festa contínua. Veja as árvores florescendo continuamente, o sol, a lua e as estrelas. Do mais baixo ao mais alto, é o mesmo ritmo de alegria. Com exceção do homem, ninguém parece estar falando sério. Com exceção do homem, ninguém parece estar preocupado e ansioso. Com exceção do homem, toda a vida é divertida.
Osho em A busca – Os dez touros do Zen, p. 172.3-5
“Graciosa, brinque. O universo é uma concha vazia na qual sua mente brinca infinitamente.”
Vijnana Bhairava Tantra meditação 33 (transcrito por Paul Reps e traduzido por Albecy Cavalari e Rafael Blanco em A Carne e os Ossos do Zen, p. 226)
Pesquise aqui referências a Lila no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Lila (līlā) – jogo na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também

Vedaflix: a ciência milenar do Ayurveda
(Dr. Danilo Maciel Carneiro e Verena Farha Carneiro)
O Vedaflix é uma vasta biblioteca em vídeos com muito conteúdo e práticas para melhorar sua qualidade de vida e cursos que abordam desde a base teórica da milenar medicina do Ayurveda ao uso de plantas medicinais, frutas e ervas.
Ao ingressar, você tem acesso imediato a toda plataforma, podendo cancelar sua assinatura quando quiser.
Você também pode conhecer o trabalho nesta aula gratuita ou baixando o ebook gratuito, que contém a teoria e o teste para descobrir seu dosha predominante.