Krishna (Kṛṣṇa)

Krishna é o Self (a Alma)

Krishna é o bhagavan, o Senhor de Si ou ser autorrealizado, ou seja, aquele que se conhece e percebe que é o próprio Atman.

Atman significa Alma, mas não necessariamente a alma individual que poderia ser traduzida por corpo astral constituído de mente e energia. O conceito de Atman é mais amplo, abrange o Absoluto. Atman é a nossa verdadeira natureza, nossa essência, nosso centro, mas não estamos conscientes dele. Basicamente, Atman está, em nós, envolto por cinco corpos ou camadas de ignorância: físico, energético, mental ou sensório, intelectual (com ego), e causal. Assim, temos o centro de gravidade da nossa existência ordinária fora de nosso centro, em camadas superficiais, e é por isso que não conhecemos a nós mesmos.

Eu sou o Atman (Self, Si Mesmo), ó Gudakesha* (Arjuna), estabelecido no coração de todos os seres. Eu sou seu princípio (a origem), o meio (a existência) e o fim dos seres.

(…) E sou também aquele que é a semente de todos os seres, ó Arjuna! Não há qualquer ser animado ou inanimado que possa existir sem Mim.

Bhagavad Gita 10.20;39

* Gudakesha: [aquele cujo] cabelo [é amarrado na forma de uma] bola. Ou seja, aquele que usa um coque. (Feuerstein p. 85 [nota 17]).

Yudhishthira voltou-se para Krishna e disse:
Meu senhor, você me devolveu meu reino e fez inúmeras coisas por mim. Comovido por sua afeição por nós, você desempenhou o papel de um homem: você, que deve ser adorado como a Alma Eterna. Você, que é o senhor dos senhores, fingiu ser um homem, vendo-se afetado pelas alegrias e tristezas que nos afetam. Conosco, você riu e conosco, você chorou. Você nos mostrou o caminho da verdade e tem sido nosso guia.

Mahabharata (versão resumida en espanhol), p. 695
Krishna no jardim
Krishna no jardim © CC (domínio público)

Novamente, Krishna é Atman, Cristo é Atman, Buda é Atman, Maharshi é Atman. Não existe diferença alguma entre eles, a não ser pelo revestimento externo. Eles podem dizer: Eu sou o tudo e o nada, Eu e o Pai somos um, Eu sou Deus…

Os tolos me ignoram quando assumo a forma humana; eles não conhecem o meu estado superior como o grande Senhor de todos os seres.

Bhagavad Gita 9.11

Um ser autorrealizado pode falar a partir da alma. Ele já deixou o ego para trás. As pessoas precisam continuar atribuindo um nome e um ego para eles, mas eles são a própria existência.

Krishna é a Alma, Consciência (Suprema, cósmica), é Tudo, o que os hindus chamam também de brahman.

Senhor Krishna
Krishna representado em calendário de 1932 © tasveergharindia.net (domínio público)

Krishna é você. (só que “você” ainda não se autorrealizou) O estado de Krishna, de Cristo (etc.) é o seu destino. Você é Atman, esses seres se reconheceram, e você também o fará.

No começo da jornada em busca de nós mesmos, somos o desolado Arjuna do primeiro capítulo do Bhagavad Gita. Des-envolvemos o Arjuna e quando realizamos nosso Ser, somos Krishna.

Arjuna disse: Você [Krishna] é o Brahman supremo, a morada suprema, o santificado supremo, o eterno Purusha (Espírito) divino, o Deus primordial, não nascido [sempre-existente], onipresente.

Todos os rishis (sábios) dizem isso de Você, o rishi divino Narada, e também, Asita Devala e Vyasa, e [agora] Tu mesmo me diz isso.

Bhagavad Gita 10.12-13

Epítetos de Krishna

Pesquise aqui referências a Krishna no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Krishna (Kṛṣṇa) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Yoga Shanti Vahini

Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)

O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.

No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.

Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça (+)

chela » Conceitos » Krishna (Kṛṣṇa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *