Prana é a força ou princípio vital que permeia a realidade em todos os níveis: denso (físico), sutil (mental – inclui emocional -, tanto de seres com corpos densos como o nosso como de outros), mais sutis (domínios mentais/espirituais superiores), mais densos (inanimado), etc., que pode ser entendido como um ar vital e também como energia, tanto manifesta como sutil. Um ser, seja humano, animal ou deva, não pode existir sem o prana em seu corpo.
Prana é a soma total de toda energia que se manifesta no universo.
Prana no corpo humano
O ser humano possui um corpo constituído de prana. Prana é um, mas quando está no corpo humano desempenha diferentes funções – sendo cinco as principais -, de acordo com as quais assume os seguintes nomes:
- Prana – a respiração do ar físico. Leva o mesmo nome da força considerada em sua totalidade. Região do anahata. Exerce a função corpórea da cristalização.
O ar que respiramos é a manifestação física do prana.
- Apana (Apāna) – o prana que move-se para baixo. Corrente vital descendente. Governa as funções excretoras. Pode ser manipulado na região do muladhara e do ânus. Exerce a função corpórea da eliminação.
- Samana (Samāna) – acende o fogo corporal. Governa os processos de assimilação e digestão. Região do manipura. Exerce a função corpórea da assimilação.
- Vyana (Vyāna) – o prana em seu movimento difuso, generalizado por todo corpo energético, integrando-o. Relacionado com a distribuição de energia. Permeia todo o corpo. Exerce a função corpórea da circulação.
- Udana (Udāna) – o prana que move-se para cima. Corrente vital ascendente. Associado ao discurso. Região do vishuddha. Exerce a função corpórea do metabolismo.
Essas funções e atividades são realizadas involuntariamente, sem a participação do indivíduo, embora essas correntes possam ser trabalhadas em exercícios, pranayamas, asanas, bandhas, etc.
São também chamadas de vayus (vāyus) – ares vitais, ventos. Prana vayu, apana vayu, etc.
Alguns manuscritos descrevem mais cinco formas de prana menores, secundárias, denominadas upapranas.
Prana é o que Qi (Chi) da filosofia e medicina chinesa.
Ver também:
Pesquise aqui referências a Prana no site.
Aprofunde-se e consulte outros significados de Prana (Prāṇā, Prāṇa, Praṇa) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).
Conheça também
Terapeuta holístico - Formação completa
(Instituto Saber Consciente)
Formação ampla e completa em Terapia Holística com 60 terapias pelo preço de uma.
Aprenda as 60 Terapias Holísticas mais procuradas pelo público e torne-se um profissional da Área Terapêutica especialista em saúde integral.
Formação 100% online com acesso vitalício ao conteúdo e certificado profissional reconhecido de 3000h. Conheça aqui todos os cursos inclusos.
Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão reduzida conta com 23 dos cursos deste combo.