Daya (Dayā) é compaixão, piedade, ternura, misericórdia, fazer bem aos outros sem nenhum benefício próprio. É partilhar, dividir, compartilhar. Empatia sobretudo com os sofrimento de outros seres. É uma identificação total com o que os outros estão experimentando e, portanto, a necessidade imperiosa de aliviar esse sofrimento.
Em daya, não se guarda rancor por injúrias recebidas de outrem.
Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Jesus de Mateus 22:36-39, citando Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18
Compaixão com todos os seres
Não estamos falando somente de compaixão com os nossos semelhantes. O que é ser semelhante? O mais egoísta acha que é só ele, outros que são os membros de sua família, outros que são membros de sua comunidade, estado, país, religião, raça, etc. Outros identificam-se com todos os seres humanos. Outros incluem todos os seres vivos. E os sábios incluem toda a existência.
Assim, a compaixão plena é por todos os seres. E agora recolhemos e invertemos a lente para não focar somente nos seres exteriores ao que chamamos “eu e meu”. Estende-se, também aos nossos órgãos internos, tecidos, bactérias, células, átomos. Temos sido compassivos também com eles? Ou será que ingerimos exageradamente elementos nocivos para nosso próprio corpo?
Quando você olha através dos olhos da raiva, a outra pessoa se torna sua inimiga. Quando você olha através dos olhos da compaixão, todo mundo é amigo, seu semelhante. Quando você ama, em todos os lugares está Deus; quando você odeia, em todos os lugares está o Diabo. É o seu ponto de vista que você projeta sobre a realidade. A consciência é necessária, não a condenação.
Osho, em Sublime Vazio
Conheça também

Meditação na prática (Otávio Leal) – série gratuita
Otávio Leal (Dhyan Prem) e a Humani Amor disponibilizaram gratuitamente os três vídeos da série da semana da meditação plena.
Nesta Série você vai vivenciar a Meditação de diversas vertentes da Sabedoria!
Teoria e muitas Práticas do Oriente ao Ocidente, das práticas Ancestrais até as mais Modernas.
Colher muitos benefícios para a sua vida ao incorporar a Meditação como prática diária ou semanal. (ver mais)
chela » Conduta ou restrições (Yama) » 🌺 Compaixão – Daya (Dayā)