O Laya Yoga é o caminho da dissolução do que consideramos nosso ser no Absoluto.
Nesta página, apresentamos o Laya Yoga dos elementos, um método ou aspecto do Laya Yoga, que utiliza técnicas do Tantra e do Hatha Yoga para este fim.
Aqui, Laya Yoga é o caminho que leva a criação, dentro do corpo humano, a retornar e dissolver-se no estado original anterior à manifestação de prakriti como matéria (5 elementos) e mente, aonde ela, prakriti, estava jungida, unida a Purusha como Supremo Espírito.
“Laya é o estado de isolamento dos objetos dos sentidos, que surge quando as tendências subconscientes (samskaras) deixam de atualizar-se.”
Hatha Yoga Pradipika (Svatmarama) 4.34 ; 4.3-4
“Raja Yoga, samadhi, laya (…) são sinônimos.”
Laya Yoga através de Kundalini Yoga
Kundalini Yoga é uma forma de praticar ou realizar Laya Yoga, ou seja, um Yoga da dissolução, sendo considerado por Swami Sivananda o próprio Laya Yoga. Em Kundalini Yoga, a energia cósmica (Kundalini, a própria shakti ou Prakriti) eleva-se saindo do chakra muladhara (região do elemento terra) e passa pelos chakras svadhishthana (região do elemento água) manipura (região do fogo). anahata (região do ar) vishuddha (região do akasha, espaço) até o ajna (região da mente), a partir de onde cessam os elementos físicos e inicia-se a percepção do Purusha e a realização divina. Nessa ascensão, tais elementos são dissolvidos no corpo de Kundalini, até que todo o universo manifesto ou sua percepção mental esteja dissolvido para o praticante. Ao retornar à sua base, Kundalini recompõe a percepção do universo.
O sadhaka (praticante) terá que visualizar a dissolução dos elementos (bhutas): da terra na água; da água no fogo; do fogo no ar; do ar no akasha (espaço); e do akasha (espaço) na mente, através de suas três camadas sucessivas, manas (mente sensorial), ahamkara (sentido do ego) e buddhi (intelecto), todas com sede em ajna. Com a transposição da mente, o caminho é aberto para sahasrara, através de elementos que estão na própria causa da manifestação física (corpo causal), até se dissolver na Consciência Superior, o Supremo Espírito, a Unidade fundamental.
Esse é o processo de purificação dos elementos grosseiros no corpo do praticante, fazendo o caminho inverso da criação descrito no Samkhya, dos elementos de Prakriti até o Ser, Purusha ou Atman. Esse é o objetivo de toda tradição tântrica, onde a sublimação para identidade divina é uma condição necessária para a libertação.
Um mestre pode instruir o sadhaka até este conseguir perfurar ajna e transpor a mente. Após isso, não são mais necessárias instruções, o relacionamento guru-discípulo termina e o praticante terá meios de seguir por conta própria até a liberação.
Durante a ascensão de Kundalini, ao passar e abrir cada chakra, camada após camada da mente também se abre e o praticante entra em estados cada vez superiores de consciência. Kundalini purifica os chakras o iogue.
Laya Yoga
Segundo Bhuta Shuddhi Tantra, o elemento terra rege a área do corpo humano entre os pés e as coxas; o elemento água é a área entre as coxas e o umbigo; o elemento fogo a área entre o umbigo e o coração; o elemento ar a área entre o coração e a testa; e o elemento akasha (espaço) a área entre a testa e o topo da cabeça.
“Laya é o estado da mente quando esquecemos todos os objetos dos sentidos e somos absorvidos no objeto de meditação. Laya permite que se tenha controle perfeito sobre os cinco tattvas [elementos], mente e indriyas [faculdades dos sentidos sensoriais e espirituais]. As flutuações da mente irão parar. A mente, o corpo e o prana serão inteiramente subjugados.
Para o Laya Yoga, o Sambhavi Mudra é um método eficaz, no qual se concentra intensamente em qualquer um dos seis chakras [o texto trata o chakra sahasrara ou coronário à parte]. O exercício trataka desempenha um papel vital para obter sucesso em Laya. No devido curso da prática, o ioguim se estabelece em samadhi. Ele se torna um jivanmukta [iluminado enquanto vivo].”
Swami Sivananda, em Kundalini Yoga
Durante práticas do Laya Yoga, o iogue experimenta momentos de dissolução e experimentação da realidade ao elevar Kundalini aos chakras mais altos. Ela então retorna para a base e ele retorna ao mundo.
Na conclusão do Laya Yoga, ocorre a dissolução do Universo para si mesmo ou, em outras palavras, a dissolução de todos os elementos e da mente (com sua personalidade) no Todo.
Conheça também
Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan
(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)
Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.
Descubra o que é, pra que serve e como fazer.
100% e gratuita. Saiba mais aqui.
chela » Laya Yoga – o yoga da dissolução » O Laya Yoga dos elementos