Título original: Shaivism and the Tantric Traditions
2025 – 1ª versão

Capítulo sobre o Shaivismo e as tradições tântricas extraído de The World’s Religions [As religiões do mundo], de 1988, editado por Stewart Sutherland, Leslie Houlden, Peter Clarke e Friedhelm Hardy.
Este artigo trata do desenvolvimento dos textos e práticas tântricos a partir do culto exterior a deuses e deusas para a interiorização e abstração metafísica destes, como se vê no Shaivismo.
Shiva ou Bhairava, “o Temível”, passa a ser a própria essência da Existência, de todos os seres, a consciência não manifestada, e a Deusa ou Shakti passa a ser o seu poder criativo, sua criação.
A consolidação desse processo pode ser observada nas escrituras do Shaivismo, como o Shaivismo não-dual da Caxemira ou Trika:
(…) Shiva é a realidade que inclui tudo, uma consciência única e unificada, que se manifesta como todos os sujeitos, atos e objetos da experiência em virtude de um dinamismo inerente e infinito. Esse dinamismo, a natureza essencial da Deidade, foi denominado Realidade Vibratória (spanda-tattva). A liberação deveria ser alcançada por meio da realização dessa vibração (spanda) na fonte, no curso e no fim de todos os estados e movimentos da consciência.
Alexis Sanderson, em Shaivismo e as tradições tântricas, p. 45us
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