O caminho quádruplo: Trilhando os caminhos do guerreiro, do mestre, do curador e do visionário (Angeles Arrien)

O caminho quádruplo (Angeles Arrien)
Ver na Amazon

Título original: The Four-Fold Way: walking the paths of the warrior, teacher, healer, and visionary (1993, 2013)
1998 – 2ª edição
Editora Ágora

No livro O Caminho Quádruplo, a antropóloga Angeles Arrien relata que nas tradições e comunidades nativas ao redor do mundo quatro figuras são comumente encontradas: o guerreiro, o curador, o visionário ou vidente e o mestre.

Esses papéis sociais refletem, na verdade, arquétipos universais do ser humano, que se expressam por caminhos de vida que podem ser trilhados individualmente, como muitas vezes fazemos, mas também conjuntamente, já que suas potencialidades estão dentro de nós e, logo, com mais ou menos dificuldade dependendo da pessoa, são acessíveis e plenamente realizáveis.

Este pequeno livro se concentra mais nas aplicações para a vida moderna de alguns dos princípios e práticas associados a cada um desses caminhos do que no exame mais profundo ou existencial deles. Sentimos falta também de um maior número de referências nativas mas, no geral, dentro do seu escopo, ele apresenta algumas informações úteis.

Curiosamente, a coisa fica mais nativa nos apêndices. Os três primeiros trazem o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Declaração de princípios do Conselho Mundial dos Povos Indígenas (1975+) e a Declaração dos Haudenosaunee ao mundo (1979), documentos necessários e de resposta aos abusos cometidos pelos seres humanos contra seus semelhantes, outras formas de vida e o planeta como um todo.

O quinto apêndice, “A viagem do tambor”, é interessantíssimo e explana que o som desse instrumento pode ser usado para provocar estados alterados de consciência, detalhando os resultados documentados de uma atividade com toque nativo de tambor com um grupo de pessoas.

Outras formas de se alcançar estados alterados de consciência são a privação sensorial [vide exemplo], o jejum, a fadiga, a hiperventilação [como a induzida pela respiração circular], a dança, o canto ou cânticos, a exposição a temperaturas extremas, o uso de psicotrópicos [como a Ayahuasca] e arranjos e cenários prescritos pelas crenças e cerimônias rituais da cultura.

Adquira o livro e apoie este site

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Xamanismo e tradições nativas

Pesquise aqui referências e citações de O caminho quádruplo no site.

Conheça também

Formação Online Naturopatia e Terapeuta Vibracional

Formação Online Naturopatia e Terapeuta Vibracional

(Escola Humani Amor - Otávio Leal)

Formação ampla de capacitação profissional com mais de 150 videoaulas e centenas de técnicas comprovadas.

Florais e Aromaterapia Profunda, Práticas Quânticas, Metafísica da Saúde, Radiestesia e Radiônica, Terapia Xamânica (Índios de várias Vertentes), Massoterapias Xamânicas das Estações do Ano, Tratamentos Naturais, O Poder das Plantas e Ervas Sagradas, Reflexologia, Cristais e Gemas, Radiestesia e Mesas Radiônicas, Autocuidado e Equilíbrio do Terapeuta, Chakras e Cromoterapia e Sistema Tibetano de Cura.

Insira cupom disponível 50% off: MEUCUPOM50

Formação online, com bônus exclusivo, 2 anos de acesso e certificado. Conheça aqui.

chela » Livros » Xamanismo e tradições nativas » O caminho quádruplo: Trilhando os caminhos do guerreiro, do mestre, do curador e do visionário (Angeles Arrien)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *