Arjuna é o primo e discípulo de Krishna no Bhagavad Gita e no Mahabharata. Representa o homem e seu mestre Krishna representa Atman, a Alma Cósmica.
Arjuna é o eu (a personalidade do buscador espiritual)
Arjuna, o terceiro filho legal de Kunti, representa, no Gita, o buscador espiritual, no meio ou no princípio de sua busca, representada no primeiro capítulo, “O yoga do desalento (desânimo) de Arjuna”, e no início do segundo. Aqui, o buscador depara-se com a dureza da batalha no mundo físico. Percebe que seu sucesso acarretará na destruição de seres queridos e, desolado com a dura realidade que se apresenta ante seus olhos, desiste de lutar, convencido que será melhor que seus inimigos o matem do que o contrário.
Arjuna é o ser humano (alma individual) em busca de sua verdadeira natureza (Alma Cósmica Una). Assim, Arjuna não é qualquer pessoa, é o buscador espiritual.
Qual a diferença entre os dois? É que a pessoa interessada no mundo está identificada com o corpo, com a mente, com o ego. Nesta batalha, embora seja o predecessor tanto do buscador como do afã material e tenha assim simpatia por ambos os lados, o ego, representado por Bishma, está lutando pelo exército inimigo, do qual foi eleito o próprio comandante.
Arjuna é você.
No Gita, por ser o único interlocutor de Krishna, Arjuna representa assim a totalidade do buscador, com todas as suas qualidades individuais necessárias para a autorrealização. Mas, na verdade, ao expandir ao contexto do Mahabharata, essas qualidades são desmembradas em todos os 5 irmãos pândavas e seus principais aliados. Então, Arjuna passa a simbolizar o autodomínio, a autodeterminação espiritual ou o aspecto ou impulso da individualidade que está disposto a encontrar a verdade, seu próprio Ser – ele é o guerreiro mais poderoso do campo de batalha.
“Arjuna luta bem, é habilidoso e muito inteligente. Ele tem um condutor que lhe diz o que fazer e é a habilidade de Krishna [ou Atman, seu condutor] que mantém Arjuna vivo…”
Mahabharata (versão resumida en espanhol), p. 612
Arjuna permite e busca ser conduzido por Krishna.
➡️ A palavra arjuna significa branco, claro, brilhante, da cor do dia ou prateado.
Epítetos de Arjuna
Arjuna disse: “Meus dez nomes são: Arjuna, Phalguna, Jishnu, Kiriti, Swetavahana, Bhibhatsu, Vijaya, Partha, Savyasachi e Dhananjaya.” Eles me chamaram de Dhananjaya quando conquistei todos os reis durante o Rajasuya, coletando riquezas de todos eles. Luto sempre até o fim e nunca volto sem ter conquistado a vitória, por isso me chamam de Vijaya. Os cavalos que Agni me deu são brancos e é por isso que me chamam de Swetavahana. Indra, meu pai, me deu uma linda coroa quando estive com ele, é por isso que me chamam de Kiriti. Nunca assustei meus inimigos por maldade, nunca lutei usando meios desonestos para vencer nenhuma batalha, por isso me chamam de Bhibhatsu. Posso usar igualmente as duas mãos para lançar minhas flechas, e por isso me chamam Savyasachi. Minha tez é forte e esbelta como a da árvore de Arjuna e eu sou um homem sem mácula, por isso me chamam Arjuna. Nasci em uma campina no sopé das colinas dos Himalaias, em um lugar chamado Satasringa e naquele dia a estrela Uttaraa Phalguna estava em evolução ascendente, por isso me deram o nome de Phalguna. Chamo-me Jishnu porque não tenho medo e sou terrível quando me enfado. Fiz o juramento de que destruirei a pessoa que fira meu irmão Yudhisthira e derrame seu sangue. Destruirei a ele e também a seus homens. Ninguém pode me vencer. Minha mãe se chama Pritha, e como filho dela, sou Partha.
Mahabharata (versão resumida en espanhol), p. 315
Pesquise aqui referências a Arjuna no site.
Conheça também
Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)
O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.
No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.
Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +
chela » Manuscritos » Itihasas (Itihāsas) – Épicos » Mahabharata – O Grande Reino Bharata » Personagens » Pândavas (Pāṇḍavas) » Arjuna