Os comentários abaixo são do artigo Resposta às críticas de Christopher Calder a Osho, que é a tradução do artigo original de Anthony Thompson Christopher Calder, Krishna Cristo e sua mentirosa ou mal informada “verdade perdida”, conforme reproduzido em um blog em 2007. Desde 2008, o texto também se encontra, com pequenos ajustes, no blog sannyasnews, aonde pode ser comentado ou discutido.
14 comentários
1 – 14 de 14
ASHWANI JAIN disse…
Obrigado por sua excelente pesquisa.
Osho é o homem mais incompreendido na história da espiritualidade.
19 de febrero de 2009 01:55
xcalibur disse…
Artigo muito bom. Pessoalmente, considero Osho ainda maior do que o próprio Buda. E por que não… se um Buda pode ter nascido há dois mil anos, por que não nesta época? Por que as pessoas sempre pensam tolamente que qualquer coisa com milhares de anos é boa e qualquer coisa que tenha acontecido agora é ruim? Com relação a Christopher Calden. No artigo http://www.rajneesh.info/, ele mesmo, em um determinado momento, escreve que Osho era tudo o que Buda era, mas, mais abaixo, ele lança algumas críticas horríveis sobre Osho. Como isso é possível? Se Osho era tudo o que Buda era, isso significa que Buda também era uma fraude. Não se pode ser Buda e não Buda ao mesmo tempo. Obrigado pelo blog.
25 de noviembre de 2009 06:28
Silence disse…
Obrigado por este artigo. Foi bastante longo, mas realmente informativo. As projeções do próprio ego de Calden aparecem em seus escritos… por mais triste que isso seja.
Os abraços.
24 de enero de 2010 02:35
mysteryhunter disse…
Sobre Christopher Calder dizer que Osho amava Hitler e você dizer que em nenhum lugar você encontra Osho dizendo que amava Hitler:
Você precisa verificar primeiro se Calder disse “Osho amava Hitler” ou “Osho diz que ama Hitler”. Parece que a última opção foi registrada em sua mente e você respondeu ao que foi registrado em sua mente – que você acha que Calder disse que Osho disse que amava Hitler. Você apresentou sua pesquisa com o objetivo de provar que Osho não disse em lugar algum que amava Hitler. Ao provar isso, você só provou que o que estava registrado em sua mente (sobre Calder dizer que Osho disse que amava Hitler) é falso.
6 de octubre de 2010 02:15
Christopher disse…
Em primeiro lugar, essa não é uma foto minha. Meu nariz não é tão largo e tenho pele clara e cabelos castanhos claros. Tenho aparência escandinava, não porto-riquenha.
As pessoas são livres para acreditar no que quiserem acreditar, e muitas pessoas querem acreditar em coisas muito tolas.
Anthony Thompson se gaba de ser um “erudito” e um “especialista” em Rajneesh-Osho, mas Anthony nunca encontrou Rajneesh pessoalmente, apenas o viu à distância. Ir a um show dos Rolling Stones faz de você um especialista em Mick Jagger? As palavras de Anthony são tão cheias de declarações errôneas de fatos e afirmações ilógicas que nem vale a pena responder a ele.
24 de marzo de 2011 08:44
Christopher disse…
Correção.
Essa foto pode ser eu, apenas uma foto revelada rapidamente e com pouca luz. Lembro-me de que, no início de dezembro de 1970, um dos sannyasins de Woodlands tirou uma foto minha enquanto eu estava sentado na área de espera/corredor. Isso foi depois que conheci Rajneesh, mas antes de tomar sannyas e antes de me mudar para o prédio do Woodlands. Quando a foto foi mostrada a mim por quem a tirou (possivelmente Arhat), nós dois rimos porque parecia que eu era meio afro-americano. Eu disse que me fazia parecer com Swami Muktanada, que é um guru indiano muito moreno que costumava usar óculos escuros. O nariz me deixa desconcertado porque é muito grande, largo e esmagado, mas meu nariz é um pouco pequeno e mais pontudo. Isso pode ser uma ilusão de ótica, porque o rosto é muito escuro e o nariz é muito claro, possivelmente fazendo-o parecer maior. Enviei a foto para minha própria irmã e ela disse: “Este não é você! Você nunca foi assim, mesmo quando era mais jovem. Pode ser alguém que se parece um pouco comigo e as fotos se confundiram, ou pode ser apenas uma foto muito ruim de mim.
Aqui está uma foto de Muktanda – http://www.shantimandir.com/en/about/muktananda.html
25 de março de 2011 00:06
Anthony Thompson disse…
Sr. Calder…
De que foto você está falando?
Minha foto no perfil?
Caro senhor, o senhor não foi testemunha ocular de nenhuma das coisas que alega expor… portanto, o senhor só tem informações de segunda mão, assim como eu, mas tenho a honestidade intelectual de admitir isso… Sou apenas um pesquisador que conduz entrevistas. Você ainda alega ser uma testemunha ocular privilegiada de coisas que aconteceram quando você não estava por perto e que leu nos livros de outras pessoas.
Cumprimentos
Anthony
13 de abril de 2011 13:48
Christopher disse…
Anthony, você é um cultista que tenta encobrir os fatos, não um pesquisador. Você descarta todas as informações de primeira mão que não se encaixam em seus desejos e necessidades. Você não é honesto, portanto, não faz sentido tentar debater com uma mente desonesta. As declarações que você faz são simplesmente ridículas.
Você pode encontrar todos os meus ensaios e uma foto recente em:
http://meditation-handbook.50webs.com/
29 de abril de 2011 22:09
thesukh disse…
Olá, Anthony, obrigado pelo esforço de pesquisar e escrever o artigo sobre as histórias de KC sobre Osho. Acho que é bom não deixar nenhum idiota frustrado ou vingativo se safar com mentiras descaradas, mas duvido muito que se possa ganhar alguma coisa com isso. Para entender Osho no sentido de perceber quem e o que ele era (ou é), certamente é preciso deixar para trás os prós e contras da mente. O amor e o silêncio não são fáceis para uma mente que está ocupada com velhas mágoas, presunção e irritação. Esse é o problema de pessoas como Sheela, Milne e Krishna Cristo.
Além disso, todos eles são vítimas do “Mark-Chapman-Syndrom” (o cara que atirou em John Lennon): ninguém sequer saberia seus nomes se eles não tivessem direcionado sua negatividade e antagonismo contra um homem que inspirou milhões de pessoas.
É melhor esquecer os Calders deste mundo e se juntar ao riso de Oshos sobre esses tolos… 😉
13 de noviembre de 2011 13:51
kymarto disse…
Posso dizer que Bhagwan não apenas sabia praticamente tudo o que Sheela estava fazendo (com exceções, é claro), como também a pressionava a fazer coisas que ela não se sentia à vontade para fazer. O próprio Bhagwan declarou inequivocamente em um darshan noturno (todas as cópias foram destruídas) que ele sabia tudo o que estava acontecendo em Rajneeshpuram e que estava no comando de tudo o que estava acontecendo. Há muito mais aqui do que você imagina. Eu estava lá e era uma parte periférica do círculo interno e testemunhei muita coisa.
O que você escreve, escreve puramente a partir de sua própria mente. Você não teve nenhuma experiência com essas coisas. Todos nós somos distorcedores da percepção, pois vivenciamos tudo por meio de nosso próprio conjunto de filtros, inclusive eu, é claro. Mas, pelo menos, Calder e eu realmente vivenciamos as coisas sobre as quais você escreve por dentro. Você está muitas vezes distante da experiência direta, portanto, não deixe seu ego brincar tanto com você.
22 de novembro de 2011 07:32
Anthony Thompson disse…
kymarto. Fico surpreso em saber que você sabe exatamente o que Osho disse a Sheela, já que ambos estavam sozinhos. Então, ou Sheela lhe contou o que ele disse, e minha pesquisa mostra que isso foi distorcido muitas vezes… e posso lhe dar muitos exemplos que são longos demais para explicar aqui… Entrevistei testemunhas oculares de conversas que eles tiveram na frente de outras pessoas… e o que ela disse depois.
Ou osho lhe contou… ou você ouviu as fitas. Eu estava muito próximo do camareiro da casa de Sheela… você pode ser mais periferial do círculo interno do que isso? você pode me dizer quem era você e onde estava? Posso localizá-lo com facilidade e saber exatamente a que quantidade de informações você foi exposto.
Com relação ao que osho disse no darshan, ele disse: “Eu sei tudo o que acontece no ashram, não há uma única saída sem que eu saiba”… mas isso foi em Pune, não no Rancho.
Então, aguardo sua resposta.
anthony
30 de noviembre de 2011 11:55
Ivan Osokin disse…
Todas as conversas entre O. e S. foram gravadas ilegalmente por S. De acordo com S. B. (“Promessa do Paraíso”), o sujeito que gravava e ouvia cada palavra dita por O. em sua privacidade era um guarda italiano, um conhecido sannyasin. O próprio fato de ele ainda estar na organização e não ter decidido fugir com S. prova que O. não sabia das atividades criminosas de S.
16 de enero de 2012 05:22
Logosfera disse…
Não entendo por que as pessoas sentem a necessidade de defender pessoas que não querem ser defendidas.
Se alguém se gaba de ser inconsistente, a culpa é dele se está sendo mal interpretado. Quando as pessoas não se importam em ser mal interpretadas, qualquer interpretação pode ser um mal-entendido. Seja positiva ou negativa.
Considerando que o autor deste artigo concorda com o fato de que não há problema em ser inconsistente, é um sinal de hipocrisia tentar corrigir qualquer mal-entendido (real ou não).
11 de abril de 2012 05:54
Julian Kumar disse…
Isso significa muito para mim, pois eu amo Osho, mas não tenho tempo, meios e conhecimento para encontrar essas informações que contrariam tanta negatividade das pessoas. Eu nunca O encontrei no corpo, então todas as minhas informações “sobre” OSHO vêm de outras pessoas, algumas das quais são tão rancorosas e desejam conscientemente me deixar com um gosto ruim na boca. Sou muito grato por seu tempo e energia para compartilhar sua pesquisa e experiência. Obrigado pelo artigo. Que a mensagem de OSHO perdure por muitas eras neste mundo.
Cumprimentos
17 de abril de 2012 18:07
Voltar à página principal Resposta às críticas de Christopher Calder a Osho.
Conheça também
Curso Online Satori - Samadhi (Otávio Leal)
Iluminação intensiva e vislumbre do despertar
O Curso Online Satori (Samadhi) é uma formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que vai expandir sua consciência e te proporcionar o reconhecimento do seu Despertar de Consciência.
Curso de transformação absoluta baseado no Vedanta, no Zen (Japão), no grupo "Iluminação Intensiva" do Mestre Osho e nos ensinamentos de vários Mestres modernos e do passado.
Curso online dividido + de 120 aulas (+ de 60 horas), além de bônus. Conheça seu conteúdo aqui (+)
chela » Mestres e mestras » Osho » O lado B de Osho » Resposta às críticas de Christopher Calder a Osho, por Anthony Thompson » Resposta às críticas de Christopher Calder a Osho: Comentários