Epístolas paulinas

As epístolas paulinas ou cartas de Paulo que compõem o cânone bíblico foram endereçadas a grupamentos cristãos e a determinados personagens.

Um fato importante desses documentos é que sua datação é anterior à dos evangelhos conhecidos. Colocaremos na listagem abaixo as datas aproximadas (evidentemente sempre da EC ou dC) conforme constam na Wikipedia e, quando houver, na introdução de cada carta da Bíblia do Peregrino (BP) e na introdução à epístolas paulinas da Bíblia de Jerusalém (BJ).

Independentemente da autenticidade da autoria de algumas das epístolas, elas fazem parte do fundamento ou base doutrinária da Igreja.

Veja também: Inventário e estratificação cronológica dos escritos sobre Jesus, por John Dominic Crossan

Autoria e datação das epístolas paulinas

Paulo viveu entre cerca dos anos 5 e 64 ou 65 de nossa era. Com base em alguns critérios, como o seu tempo de vida, a apresentação e desenvolvimento de sua doutrina e o estilo literário de suas cartas é possível determinar quais delas são, provavelmente, de sua autoria e quais não.

Epístolas originais de Paulo

O número total de cartas que a tradição atribuiu a Paulo é 14. Destas, apenas 7 são indubitavelmente consideradas escritas pelo apóstolo pela maioria dos estudiosos (Wikipedia e Ehrman cap. 2, p. 61p):

  • Gálatas – Gl (c. 48; BP: c. 57; BJ hipoteticamente 54-55)
  • 1ª Tessalonicenses – 1Ts (c. 49–51; BP 51, considera-a “com certeza o primeiro escrito do NT”; BJ 50)
  • 1ª Coríntios – 1Cor (c. 53-54; BP 54-57; BJ 54)
  • 2ª Coríntios – 2Cor (c. 55-56; BJ 55)
  • Romanos – Rm (c. 55-57; BP provavelmente c. 57-58; BJ hipoteticamente 55-56)
  • Filipenses – Fl (c. 57–59 ou c. 62; BP relata hipótese que a data em 54 e tendo sido escrita a partir da prisão em Éfeso, mas cita também a tradição que a coloca depois de 60, já em Roma; BJ opina 52-54, mas abrindo a possibilidade de Filipenses ser na verdade uma composição de três cartas de Paulo, em que a última é mais tardia:
    • 1ª) Fl 4.10-20;
    • 2ª) Fl 1.1-3.1 + Fl 4.2-9; 21-23;
    • 3ª) Fl 3.2-4.1.
    • Obs: BP menciona também a possibilidade de heterogeneidade da epístola)
  • Filêmon – Fm (c. 57–59 ou c. 62; BP sugere 61-63; BJ 61-63, ao considerar Colossenses autêntica, embora cite que a pesquisa moderna considere mais provável 52-54)

Epístolas disputadas

3 epístolas dividem opiniões dos estudiosos:

a) 2ª Tessalonicenses – 2Ts

Composição: c. 51-52 para aqueles que apoiam a autenticidade paulina, e c. 80–115 para os que atribuem uma composição posterior, ou seja, de maneira forjada; BJ c. 51.

É a que mais divide os estudiosos, há bons especialistas dos dois lados da disputa. Ehrman (cap. 4, p. 129p-131.2) considera-a forjada posteriormente, baseado na contradição de ideias entre ela e a 1ª Tessalonicenses, especialmente no que diz respeito à iminência da volta gloriosa de Jesus apontada na primeira carta (4.13-18), que contrasta com o alerta na segunda (2.2-12) de que isso não ocorrerá tão prontamente, tendo antes de advir a “apostasia” e o “homem do pecado”.

A hipótese de forjamento nos parece a mais provável. Se confrontarmos o discurso de 2Ts 2.2-12 com outras passagens de cartas de Paulo, como Rm 13.11-14, e consideramos que, segundo a corrente que defende a autenticidade de 2Ts, Romanos teria sido escrita então anos após ela, o conflito fica evidenciado e conduz à conclusão que o apóstolo não poderia tê-lo escrito anteriormente a Romanos.

b) Colossenses – Cl

Composição: c. 57–59 ou c. 62 para os defensores de sua autenticidade e c. 80-100 para os que argumentam em contrário; BP deixa a autoria paulina em aberto, mas considerando-a sugere o tempo da prisão em Roma depois de 60 ou em Éfeso c. 56-57; BJ sugere 61-63 e atribui à distância no tempo a mudança de estilo e progresso da doutrina de Cl e Ef com relação às grandes epístolas, Cor, Gl e Rm.

“A descrição de Cristo na epístola como preeminente sobre a criação marca-a, para alguns estudiosos, como representando uma cristologia avançada não presente durante a vida de Paulo. Os defensores da autoria paulina citam as semelhanças da obra com a carta a Filêmon, que é amplamente aceita como autêntica.” (Wikipedia)

Ehrman (cap. 4, p. 131.3-134.2), pelo estilo literário e diferenças na doutrina, defende que tanto esta epístola como a aos Efésios não são do apóstolo. Crossan, seguindo Koester, afirma que “com toda probabilidade, ela não teria sido escrita por Paulo, mas seria o trabalho póstumo de um de seus discípulos que teria usado seu nome”.

Estamos com Ehrman e Crossan nesta. A mudança de estilo é gritante quando comparado às epístolas originais de Paulo. Ela e a cristologia desenvolvida podem ser percebidas claramente em Cl 1.9-20. Esta passagem, ademais, parece ter mesmo um hino incorporado; tendo ele vindo ou não de reuniões litúrgicas da época, seu conteúdo é suficiente para datar a epístola após a era Paulo.

c) Efésios – Ef

Composição: c. 62 para os que defendem sua autenticidade e c. 70-80 ou c. 80-100 para os contrários a ela [Wikipedia]; BP não sugere data, mas deixa claro que a carta possui muitas diferenças com relação a Paulo e trata de uma cristologia tardia, focada agora na organização da igreja – embora a BP faça comentários sérios nas páginas da epístola, transparece claramente em sua introdução que não acredita que ela seja obra do apóstolo, citando por ex. a composição confusa – e diversa de Paulo – de 4.16 (o texto grego original é ainda mais estranho); BJ sugere 61-63 (ver Colossenses acima).

Ehrman está entre os que contesta a autoria paulina (ver Colossenses acima). Para esta epístola, há até um terceiro grupo de estudiosos que acreditam ter sido originalmente ditada por Paulo, mas sofrido interpolações.

Acreditamos que esta epístola não seja de Paulo. O tema e o tom da mensagem de unificação, indiferenciação de irmãos em Cristo de origem pagã e de origem judaica, todos agora “concidadãos”, como vemos no capítulo 2 (ver p. ex. 2.13-19), pode ser indício de uma audiência mais tardia àquela do ano de 63.

O problema das duplicações em Colossenses e Efésios

Existem muitos pontos de coincidência textual, e mesmo literal, entre Colossenses e Efésios. Diversas passagens delas são praticamente cópias uma da outra. Isso traz mais um argumento contra a autenticidade de ao menos uma delas: parece improvável que um autor bem capacitado e criativo como Paulo tenha apelado ao recurso de plagiar sua própria obra com tanta constância.

Qual carta é dependente de qual carta? Qual carta veio primeiro? Alguns estudiosos dizem que Efésios é dependente de Colossenses (por ex., Bird 2009:3; Merklein 1973; Mitton 1951). Outros afirmam que Colossenses é dependente de Efésios (por ex., Holtzman 1872). Outros ainda defendem a teoria de que o material comum nas duas cartas é resultado de uma terceira fonte independente (por ex., Best 1997).

Elizabeth M. Cornelius, em Os atributos de Deus em Efésios e Colossenses – Uma comparação (ver referências na seção References ao final do original em inglês)

Tomemos como exemplo Cl 4.7-8 e Ef 6.21-22.

Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;

O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações;

Colossenses 4.7-8 (ACF)* – *A versão da ACF possui um raro erro de tradução no versículo 8, corrigido aqui em itálico: ἡμῶν (himon), nosso, foi traduzido como vosso; o “ele” na última sentença é sujeito oculto em ambos originais, mas dispensÁVEL considerando a tradução equivocada da ACF. Ver correção por ex. na ARA (Almeida revista e atualizada), na NIV em inglês.

Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo.

O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.

Efésios 6.21-22 (ACF)

Aqui, além da coincidência (possível) do mesmo mensageiro Tíquico, é utilizada a mesma ideia no primeiro versículo e o texto de Efésios e Colossenses é exatamente o mesmo no segundo versículo em diversas versões gregas de Cl 4.8 e Ef 6.22 (ver por ex. a Berean Greek New Testament, que traz a Nestle Greek New Testament). Isso tem toda a probabilidade de ser obra de alguém que está copiando um texto no outro, em detrimento de ser algo original de um orador ou escritor.

Outros textos paralelos de Colossenses e Efésios

Além de Cl 4.8 e Ef 6.22, citamos alguns outros exemplos de correlação e semelhanças entre as duas epístolas:

A maioria dessas correlações, se não todas, são apontadas no brilhante comentário de Luís Alonso Schökel na Bíblia do Peregrino.

“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos maridos”

Por fim separamos Cl 3.18-19Ef 5.22-25: a sujeição das mulheres aos maridos.

O tema de Paulo e as mulheres merece um capítulo especial ainda a ser desenvolvido, pois passagens como 1Co 34-35 têm toda probabilidade de serem interpolações de copistas posteriores, portadores do mesmo pensamento machista que vemos em 1ª a Timóteo (ver 2.11-15) e Tt 2.5.

Se Paulo não tinha esse pensamento, passagens como esta têm o poder de derrubar tanto Colossenses como Efésios, ao menos em sua integralidade, pois se essas epístolas começam com uma mentira – a primeira palavra de ambas é Παῦλος (Paulo) -, qual é a validade de qualquer outra coisa que esteja escrita nelas?

No fim, a quem defende a integralidade bíblica, cabe as perguntas: a quem você está defendendo? Por quê? E a existencialmente mais desconcertante: até quando? Passagens como essas quatro fazem com que até hoje o pensamento e práticas machistas, quando não misóginos, impregnem muitas, muitas igrejas cristãs, para não falar do pensamento cristão em geral ou até do nosso próprio inconsciente coletivo.

Um dos erros é chamar a Bíblia, como um todo, de palavra de Deus e por isso defendê-la mesmo contra o senso comum e as próprias evidências de sua – para ser exato – corrupção. No trecho desse recorte, isso significa atribuir a Deus a visão – limitada – de mundo de alguns representantes homens de uma sociedade patriarcal de dois ou três mil anos atrás: esse Deus parou no tempo. O mesmo se aplica a diversas outras questões, como o homossexualismo.

Como disse n’alguma parte Vivekananda: cada um tem o Deus que consegue conceber.

Veja mais correlações no artigo Uma comparação entre Efésios e Colossenses, de Jason Dulle.

Epístolas forjadas

O consenso entre os especialistas é também que as 3 epístolas pastorais são pseudoepigráficas, ou seja, embora o escritor se identifique como Paulo, não são de sua autoria. A própria Bíblia de Jerusalém realça as diferenças delas com relação às demais, ainda que tente “salvar” a 2ª Timóteo.

A Bíblia do Peregrino também aceita como mais provável – e em alguns comentários até como certa – sua inautenticidade, sublinhando a diferença de vocabulário com relação às demais, a mentalidade do autor e a evidência cronológica das circunstâncias e assuntos tratados.

Crossan defende que “as três epístolas pastorais foram escritas pelo mesmo autor na região do Egeu durante os anos de paz que se seguiram a 120 EC, embora tenham sido indevidamente atribuídas a Paulo.”

São elas:

  • Tito – Tt (c. 80-100, com alguns estudiosos acreditando pertencer até o final do século 2. Sua pretensa datação era c. 63-65. BP: final do séc. I ou começo do II)
  • 1ª Timóteo – 1Tm (c. 90-140. Sua pretensa datação era c. 62-64. BP: final do séc. I ou começo do II)
  • 2ª Timóteo – 2Tm (c. 90-140. Sua pretensa datação era c. 62-65. BP: final do séc. I ou começo do II)

Hebreus

Por fim, a “14ª”:

  • Epístola aos Hebreus – Hb (c. 63-100): seu autor não se identifica, mas alguns pais da Igreja a atribuíram a Paulo. Atualmente, a maioria das igrejas e estudiosos não a atribuem ao apóstolo, mas a algum pupilo seu ou a algum líder congregacional partidário de suas ideias.

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