O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo (Levi H. Dowling) – pdf e análise

Eram idos do final de 1908 quando Levi H. Dowling publicou O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo, uma obra que ele alegava lera nos arquivos akáshicos da humanidade e que, conforme seu subtítulo, poderia ser “a base filosófica e prática da religião da Era de Aquário do Mundo e da Igreja Universal”. Pois bem, ou ele mentiu ou foi iludido, “lendo” talvez os próprios registros mentais, memórias, pensamentos, projeções e fantasias, e também talvez informações de senso comum. Levi também usou o que aconteceu no mundo nos 19 séculos que haviam se passado para colocar “previsões da época” no livro.

O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo (Levi H. Dowling)
© CC ImprovingWiki

Na seção Dificuldades do verbete O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo, na Wikipedia (tradução automática / original) são listadas incorreções históricas que por si só já são suficientes para provar a falsidade do texto.

Mas vamos relatar a seguir alguns outros pontos que deflagram a falsidade do texto.

Estória estruturada pela tradição canônica

Na parte da obra em que trata da vida de Jesus, o autor simplesmente aborda os episódios descritos nos quatro evangelhos canônicos, e cita algumas passagens de Paulo e do Antigo Testamento, como se os tivesse consultando na Bíblia, e geralmente faz alguma alteração, adicionando algo ilusoriamente “inspirado” ou visto. Assim, o resultado foi uma estória estruturada de Jesus, tal qual os evangelhos. Um exemplo:

Então João levou Jesus ao rio no vau e o batizou no nome sagrado daquele que o enviou para manifestar o Cristo aos homens.

E, saindo eles do riacho, o Espírito Santo, em forma de pomba, desceu e pousou sobre a cabeça de Jesus.

Uma voz do céu disse: Este é o filho amado de Deus, o Cristo, o amor de Deus manifestado.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 64.11-13

Agora um outro exemplo, mais problemático: em 134.21-27 Dowling descreve o incidente da mulher pega em adultério, tal qual é relatado no mais tardio Evangelho, o de João (8.3-11), o único em que o episódio aparece. Acontece ele não está registrado nas versões mais antigas desse Evangelho e possui um estilo e palavras diferentes do restante do texto, pelo que os especialistas não têm dúvidas de que se trata de uma passagem acrescida posteriormente por copistas.

Nos capítulos 96 ao 99 do Evangelho Aquariano, Dowling faz com que Jesus, em seu Sermão da Montanha, faça adições e comentários pouco inspirados sobre os dez mandamentos.

O Evangelho Aquariano de Jesus não cita nenhum dito exclusivo do Evangelho de Tomé (que seria encontrado somente em 1945) que, assim como os evangelhos canônicos, pode possuir ensinamentos espirituais originais de Jesus. Se a obra fosse escrita depois da descoberta, provavelmente teria incorporado alguns deles.

Estória fantasiosa na lacuna dos Evangelhos

No período de vida dos 12 aos 30 anos de Jesus, a lacuna perdida nos evangelhos, Dowling mantém o mesmo padrão organizado cronologicamente das passagens canônicas mas, sem as fontes das escrituras, acrescenta uma boa dosagem de fantasia ao texto. Jesus faz uma verdadeira tour pelo mundo antigo, passando por Índia, Tibete, Pérsia, Assíria, Grécia e Egito. Sobretudo nos últimos, já “maduro” espiritualmente, causa tanta impressão que é inconcebível que não haja textos ou tradições nesses locais a respeito de Jesus. Observe, por exemplo, o que teria dito o Oráculo de Delfos, na Grécia, sobre o nazareno:

De agora em diante diminuirão minha sabedoria e meu poder; de agora em diante aumentará a sabedoria e o poder dele, Emanuel.

Que se detenham todos os senhores; que toda criatura o ouça e o honre, Emanuel.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 45.11-12

Imprecisão de ensinamentos espirituais

Há um conhecimento espiritual profundo da humanidade, encontrado por ex. em caminhos autênticos como o Yoga, VedantaTantra, Budismo, Zen, Taoísmo, diversas linhas nativas e xamânicas, Cabala e mesmo no Caminho de Jesus. E há o autoconhecimento e descobrimento que cada pessoa atinge através da experiência, meditação, etc..

Iludidas, autoiludidas ou não, há pessoas se utilizando desses conhecimentos para desenvolver pseudonarrativas a respeito de Jesus, colocando em sua boca elevados conhecimentos para se forjar sua autenticidade. Mas no meio do texto sempre saltam evidências de sua inveracidade.

Esses autores falsificadores de relatos de Jesus possuem geralmente muita cultura e até autodesenvolvimento mas não são, obviamente, iluminados, pois se o fossem não se prestariam a empregar seus próprios conhecimentos em uma falácia, preferindo, antes, produzir conhecimento autêntico sobre sua interpretação das passagens conhecidas de Jesus, como já fizeram Osho, Yogananda e tantos outros.

Mas vocês, que amam os caminhos do pecado, nesta ressurreição, estarão diante de um tribunal de julgamento e serão condenados a pagar as dívidas que devem aos homens e a si mesmos.

Pois tudo o que você fez de errado deve ser feito de novo, e ainda de novo, até que você alcance a estatura do homem perfeito.

Mas, no devido tempo, o menor e o maior surgirão para andar na luz.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 91.47-49

Acima, referência aos antigos conceitos de karma, roda de samsara e reencarnação.

Vamos citar um exemplo de imprecisão de ensinamento espiritual citado pelo Jesus Cristo de Dowling:

A fonte secreta que escancara a porta da alma é tocada por nada mais do que pureza na vida, pela oração e pensamento santo.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 44.25

Ao tomar trechos como este por ensinamentos de um mestre ou caminho espiritual, a grande perda do buscador é não estar trilhando um outro caminho, mais válido (ou ao menos autêntico!). Ainda que, destes, principalmente a pureza na vida seja de ajuda para se tocar a alma, esses três estão longe de serem os únicos meios pelos quais a alma é alcançada. “Pensamento santo”? Pode até ajudar, mas o mais correto seria dizer que “a porta da alma será tocada” quando não houver pensamento.

Em outro ponto, no capítulo 97, versículos 16 ao 19, o Jesus de Dowling faz somente comentários superficiais à não-resistência citada por Jesus em Mateus 5:38-41, envolvendo somente o bem que a pessoa faria ao outro quando, na verdade, a não-resistência é uma chave espiritual importante no processo de dissolução do próprio ego.

Aqui, uma simplificação da entrada no reino que, ainda que tivesse se passado de tal maneira na ocasião (o que duvidamos), não ajuda em nada o buscador espiritual:

As multidões creram em Cristo, confessaram seus pecados, foram batizadas e entraram no reino do Uno Santo.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 90.7

Ao concluir a leitura do capítulo 104, aproximadamente na metade do Evangelho Aquariano, sem que se fizessem necessárias mais provas da falsificação do texto, o larguei de mão.

Pra não dizer que não falei das flores

A mensagem principal do Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo é a de que o Cristo é o Amor, este filho de Deus e próprio Deus, e de que se deve encontrar ou manifestar o Cristo interior. As críticas feitas aqui não se referem a essa mensagem, mas à maneira como ela é apresentada, como uma revelação da história de Jesus, e não como uma descobrimento provindo da meditação na vida do mestre ou de outras formas.

Os homens raramente veem o que os outros realmente são. Os sentidos humanos sentem o que parece ser, e o que parece ser e o que é podem ser diversos em todos os sentidos.

O homem carnal contempla o homem exterior, que é o templo do rei, e adora em seu santuário.

O homem de Deus é puro de coração; ele vê o rei; ele vê com os olhos da alma;

E quando ele se eleva ao plano da consciência Crística, ele sabe que ele mesmo é rei, é amor, é Cristo e, portanto, é filho de Deus.

Homens da Galileia, preparem-se para encontrar seu rei.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 71.13-17

Assim como essa mensagem principal, há outras passagens belas e inspiradas no livro que seriam, ao final, mais valorizadas se apresentadas autenticamente, assinadas pelo próprio autor ou atribuídas às suas verdadeiras fontes. Selecionamos algumas (até o cap. 104, hehe):

O mestre trilha o caminho; em cada palmo de terreno ele deixa suas pegadas claramente marcadas, que todos podem ver e ter certeza de que ele, seu mestre, passou por ali.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 15.16

O curador é o homem que pode inspirar fé. A língua pode falar aos ouvidos humanos, mas as almas são alcançadas pelas almas que falam às almas.

Ele é o homem poderoso cuja alma é grande e que pode entrar nas almas, inspirando esperança naqueles que não têm esperança e fé naqueles que não têm fé em Deus, na natureza ou no homem.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 23.14-15

O puro de coração não acusa. O vil de coração que quer encobrir sua culpa com a fumaça sagrada da piedade está sempre repugnando o bêbado, o ladrão e a cortesã.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 27.22

Dois jumentos fortes atam a vontade do homem; seus nomes são Medo e Incredulidade. Quando estes forem capturados e postos de lado, a vontade do homem não conhecerá limites; então o homem só precisa falar e estará feito.

“O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo” 92.12
O evangelho aquariano de Jesus, o Cristo (Levi H. Dowling)

Opções para compra (Amazon)

Livro para download em pdf

Os pdfs abaixo foram traduzidos automaticamente pelo Google Translator e gerados a partir da página do livro em inglês no Projeto Gutenberg.

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Textos Modernos

Pesquise aqui referências e citações de O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo no site.

Conheça também

Cristianismos e Judaísmos antigos: interações culturais na Bacia Mediterrânica

Cristianismos e Judaísmos antigos: interações culturais na Bacia Mediterrânica

(Felinto Pessôa de Faria Neto e Juliana Batista Cavalcanti - orgs.)

Este livro traz uma coletânea de artigos que explicam a multiplicidade religiosa presente não só no Judaísmo antigo como no movimento cristão que o seguiu.

São abordados desde a figura do Jesus histórico até as comunidades de judeus-cristãos - que deram origem a uma variedade de Cristianismos - e a formação do cânone cristão "oficial", sempre sob a luz das investigações científicas contemporâneas.

Adquira o livro na Amazon BR e apoie este site.

chela » Outros livros » O Caminho de Jesus (textos não utilizados) » Textos Modernos » O Evangelho Aquariano de Jesus, o Cristo (Levi H. Dowling) – pdf e análise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *