Apanasana (Apānāsana)

➡️ Apana é o prana ou corrente vital descendente, que ajuda o corpo nas funções excretoras.

Apanasana (Vlada Karpovich)
Foto: Vlada Karpovich de
Pexels / site / insta

Apanasana – Execução

  1. Deite-se com as costas apoiadas e pernas estendidas.
  2. Dobre as pernas, agarre os joelhos e traga-os para próximo do peito. Devem ficar próximos ao peito, mas não “o mais próximo possível”, pois essa posição que geraria tensão nos braços e mudança no foco energético.
  3. Abrace os joelhos segurando um dos pulsos com a mão oposta. Ou segure cada joelho com uma mão (como na foto).

Obs: use a posição das mãos e proximidade dos joelhos com o peito com as quais sentir maior vibração, pulsação ou fluidez no muladhara chakra, no períneo ou pouco acima.

Não deixe os joelhos muito próximos um do outro, pois isso deixaria a tensão abdominal excessiva e dificultaria o fluxo de energia desejado. Encontre a melhor distância entre eles, provavelmente uma distância natural, quase na largura dos ombros.

  1. Feche os olhos.
  2. Coloque sua atenção em muladhara e sinta esse chakra vibrando.

Concentração

Concentração no fluxo natural apana (descendente): concentração na energia fluindo do alto da coluna até muladhara. A energia de Kundalini é estimulada pelo fluxo que descende até ela.

(ou) Concentração no fluxo invertido de apana (ascendente): Em Kundalini Yoga, ocorre também a reversão do fluxo de apana. Você poderá sentir a energia entrando pelo períneo ou pouco acima (em muladhara) e fluindo pela coluna por sushumna. Com o tempo, você poderá senti-la fluir até o ajna. A energia de Kundalini é impelida a ascender.

Mesmo que não mentalize ou experimente nenhuma corrente energética, o ponto importante é que coloque sua atenção em muladhara.

  1. Permaneça algum tempo imóvel na posição, de olhos fechados, sentido a vibração e ou fluxo, ou ao menos concentrado(a) no chakra básico.

Após a execução, você pode realizar Meio Apanasana.

Como vimos, neste asana a energia pode ser direcionada mentalmente de duas maneiras:

  • para baixo: como é o fluxo natural de apana. Podemos fazê-lo com a intenção de renovar a energia ou ajudar o corpo a se livrar de problemas digestivos e menstruais. Ou como maneira de fazer essa energia bater e estimular Kundalini em muladhara.
  • para cima: algumas práticas de yoga Hatha e Kundalini Yoga, como mula bandha, visam reter a energia no corpo e manipulá-la, fazendo-a subir por sushumna.

Conheça também

Namu Cursos

Assinatura anual com 53 cursos da Namu

Acesso ilimitado por 1 ano a 53 cursos da Namu

São 17 cursos de Yoga (Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Yoga Básico, Yoga para gestantes, Yoga para todas as idades, Superioga e +), 3 de Saúde Mental - incluindo o de Meditação Mindfulness -, 4 cursos de Pilates, 4 cursos de Fitness, 20 cursos de Alimentação e 5 cursos de Cuidados Pessoais.

Além de todos esses cursos, ministrados por professores altamente capacitados, você também terá acesso ao super APP NAMU e à teleorientação mensal.

100% online e acessível via aplicativo ou navegador. Conheça +

chela » Postura (Asana) » Muladhara asanas » Apanasana (Apānāsana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *