Posturas de Meditação

Quando dizemos Sente-se com as costas eretas ou nos referimos à posturas de meditação no site, você pode adotar uma das seguintes posturas. Considere que o mais importante é que a coluna esteja ereta e o períneo bem assentado e apontado para baixo.

Sukhasana – Postura Confortável

Qualquer postura fácil e confortável para meditação ou recitação de mantras é sukhasana.

O ponto importante é que a cabeça, pescoço e tronco devem estar bem alinhados verticalmente. A coluna deve estar ereta, então caso ao se sentar não consiga manter a coluna assim, você pode sentar sobre uma almofada (com os pés mais abaixo, na superfície) ou sobre livros, por exemplo.

chela – Sukhasana – Postura Confortável

Sentado sobre um banco

Neste caso, prefira bancos de superfície firme e plana, como os de madeira, e, se tiver encosto, evite recostar-se durante a prática; ao sentir as costas cansadas, prefira se espaldar em outra superfície plana, como uma parede ou armário, mantendo a coluna na vertical (após descansar, volte a afastar as costas desse suporte).

Idealmente deixe as pernas paralelas ao solo, então ajuste a altura dos pés tirando ou colocando calçados ou apoios, como por ex. livros, sob os pés. Lembre-se que a coluna deve estar ereta.

Sente-se sobre os ísquios. A vantagem desta postura é que facilmente o períneo pode ficar apontado para baixo e a coluna ereta.

Postura sentada simples

Sente-se numa superfície firme, como um tapete, não podendo ser por ex. um colchão macio. É importante que a coluna esteja ereta, então caso ao se sentar não consiga manter a coluna assim, você pode sentar sobre uma almofada (com os pés mais abaixo, na superfície) ou sobre livros, por exemplo. Tronco, pescoço e cabeça devem estar bem alinhados verticalmente. Em caso de dúvidas, veja ao final desta página um vídeo com dicas de posturas sentadas.

Shavasana – Postura do Cadáver

Shavasana, a postura do cadáver, é uma postura deitada de total relaxamento do corpo e da mente.

Shavasana é também uma postura de meditação. Se por algum motivo você não consegue meditar por muito tempo sentado no chão ou sobre um banco, esta postura pode servir como uma última (e ótima) alternativa, permitindo que diversas práticas meditativas sejam adaptadas a ela.

chela – Shavasana – Postura do Cadáver

Obs: essa postura não pode ser utilizada em atividades que requerem a posição sentada com a coluna ereta, como muitos pranayamas.

Siddhasana – A Postura Perfeita

ou A Postura dos Seres Perfeitos (siddha: autorrealizado, que completou o caminho)

Esta postura, praticada pelos siddhas desde a antiguidade, é indicada somente para homens – para mulheres, ver Siddha Yoni Asana.

  1. Sentado, estenda a ambas as pernas.
  2. Recolha uma perna deixando o calcanhar próximo ao ou no períneo.
  3. Com a ajuda das mãos coloque o outro pé sobre o pé contrário.
  4. Tente deixar as costas retas.
  5. Se os joelhos estão mais altos do que a região lombar (inferior), sente-se sobre uma ou duas almofadas ou sobre algo como uma manta dobrada ou um livro para deixá-los próximos ao chão, como mostrado no vídeo.

Siddha Yoni Asana – A Postura Perfeita Feminina

Siddha Yoni Asana
Por Marcocarvalho – Obra do próprio, CC BY 3.0

1. Sente-se com as pernas estendidas à frente.
2. Dobre a perna direita e coloque a planta do pé contra a parte superior da coxa esquerda. Coloque o calcanhar entre os lábios maior da vagina.
3. Dobre a perna esquerda e coloque o pé sobre a panturrilha e a coxa direita e os dedos dos pés direito entre o espaço da panturrilha e da coxa.
4. Deixe a coluna alongada e reta como se estivesse plantada firmemente na terra.

Yatna Yoga » Siddha Yoni Asana – postura completa feminina

5. Se os joelhos estão mais altos do que a região lombar (inferior), sente-se sobre uma ou duas almofadas ou sobre algo como uma manta dobrada ou um livro para deixá-los próximos ao chão.

Padmasana – Postura de Lótus

Padmasana - Pose de Lótus
  1. Sente-se no chão, estendendo as pernas para a frente.
  2. Coloque o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo na coxa direita.
  3. Coloque as mãos nas articulações dos joelhos.
    • Elas podem estar viradas para cima, para baixo, ou ainda realizando algum mudra.

Posturas por Fernanda Cunha Yoga

Conheça também

Yoga Shanti Vahini

Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)

O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.

No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.

Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça +

chela » Postura (Asana) » Posturas de Meditação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *