A religião condenou o sexo, condenou seu gosto pela comida, condenou tudo o que você pode apreciar – condenou a música, condenou a arte, condenou o canto, condenou a dança. Se você olhar o mundo ao seu redor e reunir todas as condenações de todas as religiões, verá que condenaram toda a humanidade. Não deixaram um único centímetro sem condenação.
Cada religião fez a sua parte. Se você condenar toda a humanidade, a pessoa pode simplesmente surtar. Você tem que fazer isso em etapas, de modo que ela seja condenada, se sinta culpada, queira se libertar da culpa e esteja pronta para pedir a sua ajuda. Você não deve condená-la a ponto de ela simplesmente fugir de você ou saltar no mar e acabar com a própria vida. Isso não será um bom negócio.
Osho, em Iluminações da Alma (Passagem 98)
O pecado é uma técnica das pseudorreligiões. A verdadeira religião não tem necessidade nenhuma de conceitos. A pseudorreligião não pode viver sem o conceito de pecado, porque o pecado é a técnica de criar culpa nas pessoas.
Você terá que entender toda a estratégia do pecado e da culpa. A menos que faça uma pessoa se sentir culpada, você não pode escravizá-la psicologicamente. É impossível prendê-la numa certa ideologia, num certo sistema de crenças. Mas, depois que incutiu a culpa na mente dela, você tomou toda a coragem que ela tem, destruiu tudo o que havia de aventureiro nela – você reprimiu toda possibilidade de ela um dia ser um indivíduo com direito próprio. Com a ideia de culpa, você quase assassinou o potencial humano dela. Ela pode nunca mais ser independente. A culpa vai forçá-la a se tornar dependente de um messias, de um ensino religioso, de Deus, dos conceitos de céu e inferno, do pacote todo.
Para criar culpa, tudo o que você precisa é uma coisa muito simples: começar a chamar as faltas de erros, de pecados.
Osho, em Iluminações da Alma (Passagem 87)
Pesquise aqui referências a Culpa no site.
Conheça também

Curso de Oratória Completo
No Curso de Oratória Completo você aprenderá:
- a dominar a arte de falar com clareza e propósito
- a usar seu corpo e sua presença como ferramenta de comunicação
- desvencilhar-se do medo de falar em público
- os princípios da comunicação não violenta
- e muito mais!
Curso com certificado e garantia de arrependimento.
chela » Psicologia » Tópicos » Culpa