Samkhya (Saṃkhyā, Sāṅkhya)

Samkhya, literalmente “enumeração”, é um das seis escolas ou darshanas (pontos de vista) hindus, que dedica-se a analisar e expor os elementos da Existência (25 tattvas), que se manifestam como espírito (purusha) e matéria (prakriti).

Um dos textos clássicos que agrupa as ideias do Samkhya é o Samkhya Karika, atribuído a Ishvara Krishna. O verso 18 desse texto advoga pela pluralidades de purushas, ou seja, é um sistema de essência dualista (no que diz respeito à unidade da Existência).

O yoga clássico descrito por Patanjali utiliza diversas terminologias do Samkhya.

Jnana Yoga - Parte II

Do Samkhya ao Vedanta

No livro Jnana Yoga – Parte II: Sete leituras – Do Sankhya ao Vedanta, Swami Vivekananda começa por explicar didaticamente as ideias do Samkhya, louvando-as como a base em que se fundamentou o Vedanta. Em seguida, expõe o desenvolvimento deste darshana a partir do dualismo do Samkhya até o monismo ou não-dualismo.

A Filosofia Sankhya – Purusha e Prakriti (Canal ShriYogaDevi)

A Filosofia Sankhya – Purusha e Prakriti (Canal ShriYogaDevi)

Pesquise aqui referências a Samkhya no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Samkhya (Saṃkhyā, Sāṅkhya) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Completa em 23 Terapias Holísticas pelo preço de uma.

Descubra a profissão onde você ajuda pessoas, cumpre seu propósito de vida e é bem remunerado por isso.

Esta é a formação mais completa, mais acessível e com o melhor suporte do Brasil, para que você possa se tornar um(a) terapeuta holístico(a) o mais rápido possível.

Formação com acesso vitalício e certificado de 1.430 horas reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Samkhya (Saṃkhyā, Sāṅkhya)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *