Chitta é a o complexo da mente humana, a consciência individual, o sentimento primordial individual.
Chitta está associada ao cérebro, ao próprio corpo humano e ao “dar-se conta” de si como ser individual (ego).
Chitta: Matéria mental. Substância Mental.
De acordo com Patanjali, chitta constitui-se de três componentes:➡ Manas: memória, faculdade de recordar. Recebe as impressões vindas do exterior pelos órgãos dos sentidos.
➡ Buddhi: faculdade discriminativa, que classifica e analisa essas impressões e reage a elas.
➡ Ahamkara: o sentido do ego, que se apodera dessas impressões e armazena como conhecimento individual.Esses três elementos agrupados também são chamados de antahkarana.
Ed. Vedanta em Swami Vivekananda – Karma Yoga
De chit, que é a verdadeira consciência, derivam tanto a palavra chitta como o fenômeno. Essa chit pode ser experienciada quando aquietamos essas camadas mentais ou chitta. Esse processo pode ser chamado mais inexatamente de “transcender a mente”, no entanto o termo mais apropriado é “aquietá-la”, o que faz com que ela deixe de existir (perde sua maya ou ilusão de existência), pois não precisamos ir a lugar nenhum para encontrar chit, ela é a nossa própria natureza, nosso próprio ser. Ao passo que podemos considerar que “somos dois“, chit e chitta, esta última tem um caráter passageiro, evanescente, mayávico; e por isso é uma “capa” para chit – chitta é Chit velada ou nublada por camadas. Muito mais perene, talvez eterna, é Chit.
“Yoga chitta vritti nirodha.”
Yoga Sutras de Patanjali 1.2
Yoga é a restrição/cessação/extinção/dissolução (nirodha) das modificações (vrittis) da mente (chitta).
Chitta: gênero: neutro.
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