Como reconhecer o mestre verdadeiro, por Osho

Primeiramente, compreenda sua necessidade de ser conduzido. Ela é bela, porque isso revela uma busca. Mas não se apresse em seguir qualquer um. Como você decidirá? Qual é o critério? Para o buscador, esta é uma das coisas mais enigmáticas? como decidir que é [um*] Jesus e quem é um homem cego? A certeza parece ser impossível, mas vislumbres de certeza são possíveis. Você não pode estar absolutamente certo desde o começo, porque a própria natureza das coisas é de tal ordem, que… como pode um homem cego decidir que o outro tem olhos? A única decisão, a única certeza possível é quando ele começa a ver. Então, ele será capaz de decidir – mas, então, não haverá nenhuma necessidade. Quando você se torna um buda, não há nenhuma necessidade de reconhecer um buda; quando você é como Jesus, não há nenhuma necessidade de conhecer Jesus ou de seguir Jesus. Esse é o paradoxo.

Você é cego e tem de escolher – como você decidirá? Pelas palavras? Então, você será enganado, porque os eruditos, os pânditas, os sacerdotes, eles são muito espertos com palavras. Ninguém pode derrotá-los, porque eles têm estado nesse negócio por um longo tempo. Jesus parecerá pobre em suas palavras – o sumo sacerdote dos judeus poderia derrotá-lo facilmente. Isso não teria sido um problema grande. Kabir ou Buda podem ser derrotados facilmente através do argumento, através da lógica. Você não pode julgar pelas palavras, você será enganado – não use esse critério.

Um Jesus pode ser julgado somente pelo seu ser: fiquei perto dele… – não tente ouvir o que ele está dizendo; tente ouvir o que ele é. Esta é a chave: simplesmente fique perto dele. Os hindus chamam isso de satsanga, simplesmente estar perto da verdade. Simplesmente fique perto – não ouça o que ele está dizendo, não se engaje intelectualmente – simplesmente ouça o que ele é.

O ser vibra, o ser floresce, o ser tem uma fragrância em torno de si. Se você puder ficar silencioso perto de um Jesus, você começará a ouvir o seu silêncio. E esse silêncio o fará tão bem-aventurado, tão transbordante de amor e compaixão… – esse é o critério. Se fizer isso com um pândita, com um homem de conhecimento, então, você simplesmente se encherá de miséria – porque ele é tão miserável quanto você é. Se você ouvir às palavras, ele parecerá muito grandioso. Se você ouvir seu ser, as suas vibrações, a sua pulsação de vida… ele é tão miserável quanto você é – talvez mais. Eis por que ele fala teorias, filosofias e sistemas; eis por que ele argumenta… – porque ele não sabe.

(…) Quando quer que esteja à procura de um Mestre, ouça o ser dele. Aprenda a arte de ouvir o ser dele: simplesmente fique perto dele, sinta-o – através do coração. Subitamente, você sentirá que está mudando, porque ele é uma força magnética. Subitamente, você sentirá que alguma coisa está se passando, uma profunda mudança dentro de você. Você não é mais o mesmo, seu espaço está repleto com uma luz desconhecida – como se a sua carga tivesse sido arriada por um momento, como se, através dele, você ganhasse asas, pudesse voar. E isso é uma experiência. Somente essa experiência lhe dará uma resposta certa, um homem com olhos, alguém que pode guiá-lo.

Para onde ele vai conduzi-lo? Ele vai conduzir você para você mesmo. Um homem de conhecimento sempre o conduzirá para algum outro lugar, para um céu em algum lugar no espaço, para uma meta no futuro. Mas um homem de ser, como um Jesus, um Buda, não o conduzirá a lugar nenhum, simplesmente para você mesmo – porque aí está a meta. Você é o alvo, você é a meta.

E ouça através do coraçãosatsanga -, esse é o critério. Caso contrário, os homens cegos os têm estado a conduzir por muitas vidas e, sempre novamente, o líder cego e vocês dois caíram no buraco.

Osho, em A semente de mostarda, p. 283-285

* Essa palestra estava sendo proferida com base nas palavras de Jesus constantes no Evangelho de Tomé, que são o tema da obra A semente de mostarda.

Conheça também

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Holística (Portal Prosperidade)

Formação Completa em 23 Terapias Holísticas pelo preço de uma.

Descubra a profissão onde você ajuda pessoas, cumpre seu propósito de vida e é bem remunerado por isso.

Esta é a formação mais completa, mais acessível e com o melhor suporte do Brasil, para que você possa se tornar um terapeuta holístico o mais rápido possível.

Formação com acesso vitalício e certificado de 1.430 horas reconhecido pela ABRATH. Conheça aqui todos os cursos inclusos e os módulos de cada um.

chela » Significado » Sânscrito » Guru » Como reconhecer o mestre verdadeiro, por Osho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *