▶ Vedanta: o final dos Vedas.
Vedanta é um dos seis darshanas hindus e a investigação e sistematização das várias ideias encontradas sobretudo no final dos Vedas ou Upanishads.
O Vedanta reflete ideias que emergiram das revelações e descrições contidas nas Upanishads. Não representa uma doutrina abrangente ou unificadora. Pelo contrário, é um termo genérico para muitas sub-tradições, variando do dualismo ao não-dualismo, todas desenvolvidas com base em uma conexão textual (prasthanatrayi) entre as Upanishads, os Brahma Sutras e o Bhagavad Gita.
Do dualismo ao não-dualismo
Dentro do Vedanta, existem diferentes escolas:
- Advaita Vedanta: Não-dualismo absoluto, do qual Adi Shankara é o representante mais conhecido;
- Vishishtadvaita: Não-dualismo qualificado, é da escola de Ramanuja. Para essa filosofia, a criação inteira forma o corpo de Deus, que é também o criador – o efeito não é diferente da causa. Deus é a Alma de todas as almas e também da natureza.
- Shuddhadvaita: Não-dualismo em essência, é a escola de Vallabha;
- Dvaitadvaita: Não-dualismo diferencial, é uma escola fundada por Nimbarka que admite a dualidade e a não-dualidade ao mesmo tempo.
Segundo Nimbarka, existem três categorias de existência, a saber Ishvara (Deus, Ser Divino); chit (jiva, a alma individual); e achit (matéria sem vida). Chit e achit são diferentes de Ishvara, no sentido de que eles têm atributos (guna) e capacidades (swabhaava), que são diferentes dos de Ishvara. Ao mesmo tempo, chit e achit não são diferentes de Ishvara, porque não podem existir independentemente Dele. Ishvara é independente e existe por Ele mesmo, enquanto chit e achit existem em dependência Dele. Diferença significa um tipo de existência que é separada, mas dependente (para-tantra-satta-bhava); enquanto não-diferença significa impossibilidade de existência separada (svatantra-satta-bhava).
Wikipedia – Dvaitadvaita (inglês) / (português)
- Dvaita: dualismo, é uma escola fundada por Madhvacharya e provavelmente o único sistema vedântico que se opõe a todos os tipos de Não-dualismo. Nela, acredita-se que Deus é eternamente diferente das almas e da matéria, tanto na forma como na essência. Os filósofos dualistas, aceitam o mundo material como real, produzido pelas energias de Brahman, e não como uma ilusão dos sentidos induzida por maya.
- Achintya Bheda Abheda: uma escola de Vedanta fundada por Chaitanya Mahaprabhu, representando a filosofia da inconcebível unicidade e diferença. Pode ser entendida como uma integração da teologia dualista estrita (Dvaita) de Madhvacharya e do Não-dualismo qualificado (Vishishtadvaita) de Ramanuja.
Do Samkhya ao Vedanta
No livro Jnana Yoga – Parte II: Sete leituras – Do Sankhya ao Vedanta, Swami Vivekananda começa por explicar didaticamente as ideias do Samkhya, louvando-as como a base em que se fundamentou o Vedanta. Em seguida, expõe o desenvolvimento deste darshana a partir do dualismo do Samkhya até o monismo ou não-dualismo.
Outros livros
Pesquise aqui referências a Vedanta no site.
Conheça também
Terapeuta holístico - Formação completa
(Instituto Saber Consciente)
Formação ampla e completa em Terapia Holística com 60 terapias pelo preço de uma.
Aprenda as 60 Terapias Holísticas mais procuradas pelo público e torne-se um profissional da Área Terapêutica especialista em saúde integral.
Formação 100% online com acesso vitalício ao conteúdo e certificado profissional reconhecido de 3000h. Conheça aqui todos os cursos inclusos.
Este é um dos programas principais do Instituto. Sua versão reduzida conta com 23 dos cursos deste combo.
chela » Vedanta (Vedānta)