Alimentação

A qualidade da comida influencia a mente, que deve ser mantida pura. A mente se alimenta da comida consumida.

Ramana Maharshi, em Questionário para a iluminação (Diálogos)

Alimentação na Antroposofia

Em Alimentação na Visão Antroposófica, o médico Rômulo de Mello Silva ressalta:

Alimentação, por Ella Olsson
Alimentação © Ella Olsson em Pexels
  • a importância de se consumir alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois eles possuem maior quantidade de energia natural, solar, em detrimento dos alimentos processados, industrializados, refinados, que possuem energia de baixa qualidade;
  • dentre esses alimentos naturais, incluir na dieta diária porções nas diferentes formas encontradas na natureza: raízes, folhas/caules e frutos.
  • a moderação na ingestão de proteínas – como feijão, ovos e carnes -, e a importância de respeitar o horário metabólico do fígado – das 3h às 15h – para sua ingestão, a fim de não sobrecarregar este órgão no processo de metabolização desses alimentos;
  • as propriedades antissépticas (antividas) do álcool, que além de não fornecer energia para o fígado, sobrecarrega-o em seu processamento.

Propriedades dos alimentos

A qualidade da comida influencia a mente, que deve ser mantida pura. A mente se alimenta da comida consumida.

Ramana Maharshi, em Questionário para a iluminação (Diálogos)

Entre os conselhos mais comuns das antigas tradições e dos modernos nutricionistas estão a moderação na alimentação e uso equilibrado dos alimentos.

O Samkhya define que Prakriti cria ou manifesta-se através de três gunas, que estão presentes em diferentes proporções em tudo no universo. Assim, eles se encontram também nos alimentos:

  • Alimentos tamásicos: são aqueles em que predomina o guna tamas. Esses alimentos causam moleza, peso, letargia, obstruem a clareza mental, etc.
  • Alimentos rajásicos: são aqueles com predomínio de rajas, portanto alimentos energéticos, ativadores de funções, afrodisíacos, etc.
  • Alimentos sáttvicos: onde sattvaguna predomina – favorecem o equilíbrio, a clareza mental, a bondade, etc.

Regularização da dieta, restringindo aos alimentos sáttvicos, tomados em quantidade moderada, é a melhor de todas as normas de conduta e também a que mais facilmente conduz ao desenvolvimento das qualidades sáttvicas da mente. Esses são os alimentos simples e nutritivos que mantém, mas não estimulam, o corpo físico.

Ramana Maharshi, em Questionário para a iluminação (Livros)

A alimentação pode influenciar no seu temperamento, na sua forma de pensar, de agir e reagir e até na sua personalidade.

Alimentação no Ayurveda

A ciência do Ayurveda ou Medicina Ayurvédica estabelece que o corpo humano (e de outros animais e plantas) possuem três doshas (ver Dosha – Wikipédia) – vata, pitta e kapha -, cujo equilíbrio gera saúde e o desequilíbrio doença.

A dieta está entre as formas de equilibrar esses três doshas prescritas pelos profissionais ayurvédicos, juntamente com exercícios físicos, plantas medicinais, massagem, oleação, limpezas físicas e adequação dos hábitos, como a inclusão de meditação e yoga.

Ver também

Livros

    Pesquise aqui referências a Alimentação no site.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *