Bindu

Literalmente “ponto”, “gota”, “pequena partícula”.

Origem, semente, fonte, o ponto de onde emanou o universo ou o primeiro ou grande princípio (mahat tattva).

No microcosmo, este ponto encontra-se entre os chakras ajna e sahasrara:

No Tantra, bindu ou bindu-visarga (“queda da gota”) é um ponto na parte de trás da cabeça onde os brâmanes crescem seus tufos de cabelo. Esse ponto existe abaixo do chakra sahasrara e acima do chakra ajna e é representado por uma lua crescente com uma gota branca. Ele representa a manifestação de criações, como a consciência. Bindu se refere a um aspecto da anatomia conhecido como “corpo sutil”, que é composto de “gotas” e “ventos”.

Wisdomlib » Bindu / Tradução

Pesquise aqui referências a Bindu no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Bindu na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Yoga Shanti Vahini

Curso Yoga Shanti Vahini (Prof. Gayan)

O sofrimento que podemos superar - Pessoas plenas e felizes se constroem.

No Curso Yoga Shanti Vahini, o Prof. Gayan nos conduz a uma jornada de imersão auto consciencial que objetiva a compreensão da natureza do sofrimento, suas causas e as possibilidades de superação, criando estruturas cognitivas que permitam o despertar de estados de plenitude e felicidade. Toda a base filosófica e vivências estão sedimentadas na milenar ciência do Yoga.

Curso Online dividido em 13 módulos + 6 bônus. Conheça (+)

chela » Conceitos » Bindu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *