Os três estados (avasthas/avasthās) ordinários da consciência do ser humano são:
- jagriti (jāgṛti): vigília (“acordado”);
- svapna: sono com sonho;
- sushupti (suṣupti): sono profundo sem sonhos.
O quarto estado, menos frequentemente vivenciado é turiya:
- turiya: pode ser excepcionalmente atingido se houver esforço em práticas espirituais na presente vida e ou em pregressas. Esse estado é atingido no sono profundo do corpo e da mente mas com autoconsciência perfeita, em que se sente a autoidentificação com o Todo e, portanto, sua realidade, consciência e êxtase (sachchidananda) eternos, estáticos mas ao mesmo tempo todo permeantes.
O estado unmani, considerado às vezes o quinto estado de consciência, às vezes equivalente a turiya, é o estado sem mente que torna-se o ponto da realização do yoga, onde é possível a percepção de maya e sua libertação desta, e a contemplação da verdade.
Adicionalmente, yoganidra é o estado mental que pode acontecer entre o sono e a vigília (ou entre a vigília para o sono), e também o estado em que percepções análogas se apresentam em outros períodos de vigília ou sono.
Estados de vigília e sonho
A única diferença entre o estado de vigília e o estado de sonho é que o primeiro é longo e o segundo é curto. Nenhuma outra diferença há entre eles.
Todas as atividades do estado de sonho parecem nele ser tão reais quanto as atividades do estado desperto nos parecem quando estamos igualmente acordados.
Durante o sonho, porém, a mente assume outra forma, ou seja, um diferente estado corpóreo, isso porque pensamentos, de um lado, nome e forma, do outro, ocorrem simultaneamente tanto no estado de vigília quanto no de sonho.
Ramana Maharshi, em incluído na compilação em audiolivro Quem sou eu – O livro da iluminação
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