Macrocosmo e microcosmo

➡️ Brahmanda (Brahmāṇḍa) = Ovo de Brahman, o “ovo” primordial pelo qual o universo brotou. É também o próprio universo manifestado e seus mundos.
➡️ Kshudra (Kṣudra) = pequeno, micro.

O macrocosmo, ou Universo, é chamado na cosmogonia hindu Brahmanda, que representa a fonte do Universo manifestado.

Em sânscrito, o corpo humano como um todo é chamado kshudrabrahmanda – microcosmo ou pequeno universo.

Foto de telescópio da galáxia M33 © Daniel Cid
Foto de telescópio da galáxia M33 © Daniel Cid

Diz-se que tudo que está no macrocosmo, também está no microcosmo, não havendo nada no universo que não esteja no corpo humano. O microcosmo é um modelo ou resumo do macrocosmo.

Observe esta similitude na descrição dos tattvas do Samkhya.

Desta forma, Shakti ou Prakriti, a força cósmica criadora dos mundos manifestos – incluindo a mente, matéria, etc. -, está presente no Universo da mesma maneira que no corpo humano, onde também é chamada de Kundalini e repousa – após a criação – em muladhara chakra. Ela é o aspecto manifesto de Brahman.

O absoluto imanifesto também é chamado, sobretudo no corpo humano, simbolicamente de Shiva. Shiva é o ser em seu estado puro, não afetado por maya – é a consciência, que o Samkhya chama de Purusha. Mas o ser humano pode usar essa força manifesta (Shakti) para chegar ou vir a se reconhecer Shiva. O Tantra e o Kundalini Yoga – para não dizer o Yoga como um todo e outros caminhos espirituais válidos, como o Tao e o Vedanta, cada qual a sua maneira – são ciências que tratam dessa fusão Shiva-Shakti ou Consciência-Universo manifestado, que permeia todas as coisas, tanto no macro como no microcosmo.

Tantra significa expansão, é o estado em que você se expandiu ao máximo. Suas fronteiras e as fronteiras da existência não são mais separadas; elas são as mesmas, e menos do que isso não satisfará. Quando você se torna universal, você chega em casa; quando você se torna tudo, quando se torna integrado com tudo, quando é tão vasto quanto este universo, quando contém tudo, quando as estrelas se movem dentro de você e os planetas nascem em você e desaparecem, quando você tem essa expansão cósmica, então o trabalho está terminado. Você chegou em casa. Esse é o objetivo do Tantra.

Osho, em Tantra: O caminho da aceitação, p. 113

Conheça também

Aula Técnica De Meditação Koan

Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan

(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)

Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.

Descubra o que é, pra que serve e como fazer.

100% e gratuita. Saiba mais aqui.

chela » Conceitos » Macrocosmo e microcosmo

2 comentários sobre “Macrocosmo e microcosmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *