Ida é a nadi que se encontra principalmente à esquerda do canal central sushumna. Seu aspecto é de cor amarela pálida como a lua, natureza fria, feminina, lunar (também chamada chandra nadi), passiva, negativa.
É associada ao sagrado Rio Ganges (Ganga [gaṅgā]), e às vezes mesmo chamada de ganga nas escrituras.
Ida e pingala são associadas também às serpentes do mítico caduceu de Hermes e de Mercúrio, deuses grego e romano respectivamente que compartilham diversos aspectos, aonde a nadi sushumna é representado pelo bastão.
Sukha Purvaka é um dos pranayamas recomendados para purificação e estimulação de ida e pingala.
A localização das nadis ida e pingala é a superfície externa da coluna vertebral, ainda dentro da coluna vertebral óssea. Portanto muito mais centrais do que a representação gráfica ao lado.
Existem duas concepções de percursos das nadis ida e pingala. Na primeira, elas se alternam da esquerda para a direita (e vice-versa) de sushumna, cruzando-se em determinados 3 chakras configurando nós (granthis) neles. O ponto de encontro inicial (Brahma Granthi, chamado também de Yuktatriveni) e aonde nascem ida, pingala e sushumna é na região de muladhara chakra. O cruzamento no anahata recebe o nome de Vishnu Granthi e no ajna Rudra Granthi e Muktatriveni. Note que ida e pingala nascem no testículo (ou presumivelmente no ovário) oposto ao seu lado dominante.
Na segunda concepção, elas se cruzam em todos os chakras, em zigue-zague, representado no Caduceu de Hermes.
“Neste (Monte Meru = coluna vertebral), à esquerda e à direita, estão ida e pingala. Essas duas vão para cima, alternando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda e, tendo assim ido em torno de todos os lótus, essas nadis auspiciosas vão para as narinas”.
De algum dos Yamala Tantras, citado por John George Woodroffe, p. 168
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