Ida – Nadi (Iḍā)

Ida é a nadi que se encontra principalmente à esquerda do canal central sushumna. Seu aspecto é de cor amarela pálida como a lua, natureza fria, feminina, lunar (também chamada chandra nadi), passiva, negativa.

É associada ao sagrado Rio Ganges (Ganga [gaṅgā]), e às vezes mesmo chamada de ganga nas escrituras.

Ida e pingala são associadas também às serpentes do mítico caduceu de Hermes e de Mercúrio, deuses grego e romano respectivamente que compartilham diversos aspectos, aonde a nadi sushumna é representado pelo bastão.

Sukha Purvaka é um dos pranayamas recomendados para purificação e estimulação de ida e pingala.

Nadis ida, pingala e sushumna
Imagem própria – pode ser copiada com referência ao site chela.com.br. Imagem base: wikimedia

A localização das nadis ida e pingala é a superfície externa da coluna vertebral, ainda dentro da coluna vertebral óssea. Portanto muito mais centrais do que a representação gráfica ao lado.

Existem duas concepções de percursos das nadis ida e pingala. Na primeira, elas se alternam da esquerda para a direita (e vice-versa) de sushumna, cruzando-se em determinados 3 chakras configurando nós (granthis) neles. O ponto de encontro inicial (Brahma Granthi, chamado também de Yuktatriveni) e aonde nascem ida, pingala e sushumna é na região de muladhara chakra. O cruzamento no anahata recebe o nome de Vishnu Granthi e no ajna Rudra Granthi e Muktatriveni. Note que ida e pingala nascem no testículo (ou presumivelmente no ovário) oposto ao seu lado dominante.

Na segunda concepção, elas se cruzam em todos os chakras, em zigue-zague, representado no Caduceu de Hermes.

“Neste (Monte Meru = coluna vertebral), à esquerda e à direita, estão ida e pingala. Essas duas vão para cima, alternando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda e, tendo assim ido em torno de todos os lótus, essas nadis auspiciosas vão para as narinas”.

De algum dos Yamala Tantras, citado por John George Woodroffe, p. 168

Pesquise aqui referências a Ida – Nadi no site.

Aprofunde-se e consulte outros significados de Ida – Nadi (Iḍā) na Yogapedia (em inglês) ou na Wisdom Library (português - tradução automática -, ou original em inglês). Na Wisdom Lib., caso o termo não seja listado, repita a pesquisa com o tipo Wildcard ou tente este link (pt / original-en).

Conheça também

Meditação na prática (Otávio Leal)

Meditação na prática (Otávio Leal) – série gratuita

Otávio Leal (Dhyan Prem) e a Humani Amor disponibilizaram gratuitamente os três vídeos da série da semana da meditação plena.

Nesta Série você vai vivenciar a Meditação de diversas vertentes da Sabedoria!

Teoria e muitas Práticas do Oriente ao Ocidente, das práticas Ancestrais até as mais Modernas.

Colher muitos benefícios para a sua vida ao incorporar a Meditação como prática diária ou semanal. (ver mais)

chela » Conceitos » Nadis » Ida – Nadi (Iḍā)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *