▶ pra = começo; ▶ kriti = criação.
Prakriti é a energia criativa primordial do universo manifesto. Através de prakriti, o universo material (incluindo o universo mental/emocional e também o espiritual, enquanto o espírito é ainda um indivíduo) é criado. Prakriti cria toda matéria através da combinação dos três gunas, para gerar os cinco elementos grosseiros: terra (prithvi), água (apas), fogo (tejas), ar (vayu), akasha (espaço).
Pode ser traduzida como natureza, desde que se entenda natureza como todo o universo manifesto do grosseiro ao mais sutil, incluindo os mecanismos pelos quais ele é manifestado.
Saiba que Prakriti é Maya, e que o/a grande Deus é o Senhor de Maya. O mundo todo está preenchido com seres que formam Suas partes.
Shvetashvatara Upanishad IV. 10
Assim, prakriti é maya, o universo manifesto e é a grande professora: através de nossa contínua evolução em seu reino vamos vencendo os desafios que ela nos impõe a fim de chegar ao dia em que não haja nada nela que não possamos superar. Nesse dia, vencemos maya, o universo manifesto, e podemos repousar em Brahman. Como professora, ela não é nossa inimiga, na verdade é difícil imaginar algo mais gentil do que ela, que nos dá ensinamento e desfrute, e se retira quando ambos são superados, liberando-nos para a autorrealização.
A meta do yoga é exatamente vencer essa natureza, reconhecendo seu valor mas não nos entregando a ela como escravos, e nos reconhecermos como alma, à parte de natureza. Nós ficamos presos neste mundo manifesto através da lei do karma: devemos colher o resultado de nossas ações, o qual nos retém na roda de samsara.
Em karma yoga, por exemplo, a meta é trabalhar sem se apegar aos resultados das ações, e com o crescente desapego alcançar a libertação. Dessa forma trabalhamos como senhores, e não como escravos da natureza.
Além de prakriti, há o Purusha: a alma, o ser cósmico individualizado como alma. Antes da criação, prakriti e Purusha eram um, o Supremo Espírito, que então foi dividido em dois. As etapas sucessivas de manifestação da criação são descritas no Samkhya através da exposição dos tattvas – elementos desde o Espírito até a matéria mais densa.
Prakriti é a energia cósmica que interage continuamente com Purusha e com seu corpo denso manifesto, o qual como tudo no universo manifesto é constituído da combinações dos três gunas e cinco elementos grosseiros. Prakriti é também a própria Shakti Kundalini. O objetivo da Kundalini Yoga é despertar essa Mãe Cósmica no chakra muladhara e uni-la ao Ser Cósmico (Purusha) no chakra sahasrara.
Os gunas sattva, rajas e tamas são ao mesmo tempo a substância e a qualidade de Prakriti. Esses três gunas, no estado de equilíbrio homogêneo formam a Prakriti e no estado diferenciado heterogêneo formam o universo.
Pesquise aqui referências a Prakriti no site.
Conheça também
Aula teórica e prática sobre a técnica de meditação Koan
(Por Otávio Leal - Dhyan Prem)
Acesse a Aula gratuita sobre a técnica de meditação Koan.
Descubra o que é, pra que serve e como fazer.