Eu sou Aquilo: conversas com Nisargadatta Maharaj

Editado por: Maurice Frydman

Diálogos até 1973
Título original: I am That: Talks with Sri Nisargadatta Maharaj – 1973
Gravação, transcrição, tradução e organização das conversações para o inglês: Maurice Frydman
Editora Advaita (2014) / Satsang Editora (2016)

Eu sou Aquilo é um compilado de transcrições de diálogos de Nisargadatta Maharaj com discípulos e visitantes, que contém grande parte de seus ensinamentos. Foi a obra que apresentou Maharaj para o mundo.

I Am That: Talks with Sri Nisargadatta Maharaj
Capa do livro original em inglês (1973) © CC

Este certamente não é um livro indicado para ser um de nossos primeiros no caminho espiritual. Não porque sua leitura seja complicada ou o acesso a seus ensinamentos esteja definitivamente vetado ao principiante, mas se ele ou ela o tomar após alguma introdução à não-dualidade ou alguma experiência dela, a quantidade de aprendizagem aproveitável e nível de compreensão será muito maior.

Em termos de informação, eu começaria com livros que estão na prateleira um nível acima desta, como O poder do agora, de Eckhart Tolle e Jnana Yoga, de Swami Vivekananda.

Mas talvez o fator mais importante para se compreender a Maharaj (e a si mesmo), além evidentemente de suas próprias palavras presentes no livro, seja o autodes-envolvimento, facilitado pela meditação, como a autoinvestigação de Ramana Maharshi.

“Quando você começar a questionar o seu sonho, o despertar não estará longe.”

Nisargadatta Maharaj (final do cap. 21)

Nisargadatta Maharaj é não-dualidade pura. Suas respostas contidas neste livro podem soar evasivas ou escapistas para o neófito. Ele dirá: “Seu erro consiste em sua crença que você nasceu”, que nasceu no mundo, quando na realidade o mundo nasceu em você.

A própria não-dualidade pode ser considerada um posto avançado em nossa busca, pois quando você chega a ela, já está a ponto de descartar o que considera seu eu e a própria busca. Está percebendo que o ego não é, mas há a percepção do todo, e este tudo é Aquilo, o que você é.

“O buscador é aquele que está em busca de si mesmo.

Abandone todas as perguntas, exceto uma: “Quem sou eu?” Afinal de contas, o único fato do qual você tem certeza é que você é. O “eu sou” é certo. O “eu sou isto” não é. Esforce-se para descobrir o que você é na realidade.

Para saber o que você é, primeiro você deve investigar e saber o que você não é.

Descubra tudo o que você não é – o corpo, os sentimentos, os pensamentos, o tempo, o espaço, isso ou aquilo – nada, concreto ou abstrato, que você percebe pode ser você. O próprio ato de perceber mostra que você não é o que percebe.

Quanto mais claramente perceber que, no nível da mente, você só pode ser descrito em termos negativos, mais rapidamente chegará ao fim de sua busca e perceberá que você é o ser sem limites.”

Sri Nisargadatta Maharaj – texto presente no início do livro original em inglês

Livro físico

Versão digital ou kindle em espanhol

En español Para ler ou ouvir em espanhol, conheça o (Método) Espanhol com auxílio de livros e audiolivros.

Qualquer produto adquirido quando se entra na Amazon a partir de nossos links incentiva este projeto.

Outros títulos em Não-dualidade

Pesquise aqui referências e citações de Eu sou Aquilo no site.

Conheça também

Curso Online Satori (Samadhi)

Curso Online Satori - Samadhi (Otávio Leal)

Iluminação intensiva e vislumbre do despertar

O Curso Online Satori (Samadhi) é uma formação séria, prática, didática e 100% online (EAD) que vai expandir sua consciência e te proporcionar o reconhecimento do seu Despertar de Consciência.

Curso de transformação absoluta baseado no Vedanta, no Zen (Japão), no grupo "Iluminação Intensiva" do Mestre Osho e nos ensinamentos de vários Mestres modernos e do passado.

Curso online dividido + de 120 aulas (+ de 60 horas), além de bônus. Conheça seu conteúdo aqui (+)

chela » Livros » Jnana Yoga (Autoconhecimento) » Não-dualidade » Eu sou Aquilo: conversas com Nisargadatta Maharaj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *